Vigência de contratos para cirurgias eletivas no Hospital Regional preocupa vereador
De olho na fila de espera para a realização de cirurgias eletivas no Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, o vereador Ceará do PT apresentou requerimento na sessão ordinária deliberativa desta terça-feira (03), solicitando informações sobre a vigência de contratos com médicos especialistas, responsáveis por esses procedimentos sem urgência.
No documento 115/2023, o parlamentar faz uma série de questionamentos para tomar ciência da existência ou não de contratos com médicos cirurgiões que atuam nas áreas de Otorrinolaringologia, Urologia (Postectomia), Gastroenterologista (Recuperação de Trânsito Intestinal, Aparelho Intestinal), se há uma lista de munícipes que necessitam passar por cirurgias, tempo de espera e motivos que impedem que os procedimentos sejam realizados com maior agilidade.
Ceará faz referência ainda a suplementação de 10% para ações na Saúde, aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores, na qual parte desses recursos seriam investidos na viabilização de cirurgias bariátricas. “Tem pacientes aguardando na fila por este procedimento? O contrato com o profissional foi renovado?”, indaga o vereador.
O requerimento aprovado por unanimidade aguarda às manifestações, dentro do prazo regimental, da direção do HR e da SMS.
“A busca por melhor qualidade de vida e a resolução de problemas de saúde são preocupações legítimas. A cooperação entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba é fundamental para garantir que essas cirurgias sejam realizadas de maneira eficiente e oportuna”, justifica Ceará.