Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores reivindicam serviços na MS-134 e pavimentação da MS-473 ao governador

por Marcos Matos publicado 08/05/2015 11h22, última modificação 19/05/2015 20h15
Os ofícios foram entregues por Valter Yasunaka, Newton Luiz de Oliveira e Robertinho Pereira em reunião com Reinaldo Azambuja no último dia 30, quando da sua visita para a inauguração do novo Paço Municipal.

As demandas são antigas e urgentes. Desde 2013, o poder legislativo, sob o comando do vereador Newton Luiz de Oliveira (Nenão) atua junto ao Governo do Estado para conseguir viabilizar duas obras de fundamental importância para os produtores rurais, pecuaristas e estudantes da UFMS: a execução de serviços de patrolamento, levantamento de leito e cascalhamento na estrada MS-134, com início na altura do KM-117 da BR-267 até a rodovia MS-40 e a pavimentação asfáltica da Rodovia MS 473, trecho de 23 km que liga ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus de Nova Andradina.

Na quinta-feira passada, Nenão e os vereadores Valter Yasunaka e Robertinho Pereira entregaram os pedidos diretamente ao governador Azambuja e ressaltaram as dificuldades para o escoamento da produção e de trafegabilidade nessas rodovias.

Nenão recordou a situação da MS-134, quando ainda em outubro de 2013, pode ver de perto o sofrimento de motoristas que transportavam cargas pesadas. A estrada estava intansitável e dezenas de caminhões chegavam a atolar na via. Para ele, a falta de manutenção da estrada tem gerado altos custos para o escoamento da produção local.

“As péssimas condições dessa estrada vem sendo pautadas há muito tempo. É uma situação insustentável. Caminhoneiros e pecuarista são lesados pelos danos nos veículos e das cargas transportadas. Novamente, estamos empenhados em levar isso a conhecimento do Governo, pois os prejuízos são significativos”, afirmou Nenão.

Com relação a pavimentação da MS-473, as tratativas entre o poder público municipal, Governo do Estado de MS e Governo Federal na tentativa de pavimentar esta via tiveram início há mais de 5 anos. No entanto, apesar de compromissos terem sido firmados, até agora a obra não foi concretizada.

Em agosto do ano passado, o então governador André Puccinelli determinou a execução imediata do projeto executivo de engenharia, a inclusão obrigatória da obra de pavimentação asfáltica de 23 km da MS 473 e ainda a manutenção permanente da via, que liga ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus de Nova Andradina. Porém, a obra não saiu do papel. Agora, com a posse do novo chefe do Estado, os vereadores tomaram a iniciativa de reivindicar essas obras de infraestrutura.

Para Valter Yasunaka, o asfalto deverá solucionar de vez o problema de um dos gargalos do IFMS, que é a acessibilidade, tanto para os estudantes e funcionários, quanto para os produtores que residem nos Bairros Papagaio, São Bento e Laranjal ou trabalham na região.  “A dificuldade existe tanto na época das chuvas quanto na estiagem. No período chuvoso, a estrada fica intransitável. Já na estiagem, a poeira dificulta a visibilidade e ultrapassagem. O município tem arcado com os custos da manutenção, mas resolve o problema de forma paliativa. Está na hora de governo de MS resolver, definitivamente, esta situação”, conclama o vereador do PSDB.

Fonte: Aline Leão / Assessoria