Vereadores reiteram demandas em apresentação de Plano de Mobilidade Urbana e Transportes
Durante a exposição do Plano de Mobilidade Urbana e Transportes, os legisladores de Nova Andradina reafirmaram suas solicitações, destacando a relevância dessas demandas para aprimorar a locomoção na cidade, um tópico frequente em todas as sessões da Câmara Municipal de Nova Andradina.
Na manhã desta segunda-feira (30), no Centro de Convenções, os parlamentares participaram da apresentação das informações preliminares para elaboração do Projeto de Mobilidade Urbana e o Plano de Transportes Municipal, que será conduzido pela empresa Gasini Projetos Consultoria e Treinamento, de Maringá-PR, contratada pela administração municipal.
O legislativo foi representado pelo presidente da Casa de Leis, Dr. Leandro Fedossi. Também marcaram presença, o vice-presidente Arion Aislan, as vereadoras Cida do Zé Bugre, Gabriela Delgado e Márcia Lobo, vereadores Ceará do PT, Pedro Soares e Antonio Tomaz.
Na ocasião, os parlamentares tiveram a oportunidade de levantar questões importantes como acessibilidade, adequação de calçadas, construção de ciclovias, entre outros pontos amplamente retratados em indicações e requerimentos apresentados nesta e em outras legislaturas.
“Como legisladores temos que ajudar a pensar a cidade que queremos para as futuras gerações. A Câmara Municipal terá representante em todas as reuniões setoriais, para participar ativamente da construção deste plano de mobilidade urbana para que haja mais fluidez e segurança no trânsito, mais qualidade de vida, além da organização do espaço público e da preservação do meio ambiente”, enfatizou Dr. Leandro.
A apresentação
O Plano de Mobilidade Urbana é um instrumento de planejamento de ações de curto, médio e longo prazo. O objetivo principal é orientar para que as ações e investimentos para alcançar melhorias no sistema de mobilidade como um todo, incluindo transporte de passageiros e cargas, vias de circulação, calçadas, ciclovias e uso do solo.
Na apresentação, a engenheira Barbara Andrea Marchesini fez uma explanação sobre as problemáticas encontradas no município, bem como suas características e situação atual para maior entendimento da realidade da cidade e embasamento para as ações propostas posteriormente.
Foram apresentados dados municipais relevantes para o Plano, como dados referentes à população, frota veicular, economia, sinalização viária e uma série de elementos que influenciam no sistema de mobilidade.
Um dos pontos destacado de forma específica foi o grande número de veículos em circulação no município, quase 40 mil veículos, para uma população de 48 mil habitantes (Censo IBGE 2022). Diante da realidade, a engenheira informou que a tendência é buscar soluções que permitam as pessoas a deixarem o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Daí, a proposta é de realizar um estudo para verificar a possiblidade da implantação de um sistema de transporte público de passageiros operando na área urbana.