Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores pleiteiam melhorias nas condições sanitárias e estruturais da rodoviária

por Cleverson Gouveia publicado 12/04/2023 11h42, última modificação 12/04/2023 11h42
Atendimento do CAPS e contato com motoristas de ambulância de Nova Casa Verde também entraram na pauta da sessão ordinária desta terça (11)

CMNA/Arquivo

A situação de abandono do Terminal Rodoviário de Nova Andradina foi retratada mais uma vez pelo poder legislativo municipal na sessão ordinária realizada na última terça-feira, dia 11 de abril.

Por meio de requerimento 42/2023, de autoria dos vereadores Pedro Soares (PSD) e dr. Leandro Fedossi (PSDB), a Câmara Municipal denunciou o ambiente deplorável dos sanitários, a falta de cuidados de vigilância diurna para melhor segurança dos usuários, e sobretudo, os arredores da praça que estão com grama e mato alto, causando riscos insetos e bichos peçonhentos e colocando ainda em temeridade à saúde das pessoas.

No documento encaminhado aos setores da saúde, vigilância sanitária e serviços públicos, os vereadores requerem informações sobre processos de vistoria, laudos e outros procedimentos no que tange aos cuidados de higiene, limpeza e serviços públicos, para garantir melhores condições sanitárias e estruturais para o funcionamento da Rodoviária.

Outros dois requerimentos impactam diretamente na saúde dos moradores de Nova Casa Verde. No requerimento 44/2023, Gabriela Delgado (PSB) e Arion Aislan (PL) solicitam informações com relação ao número de atendimentos realizados pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS do distrito) e se os pacientes com transtornos mentais contam com transporte para se deslocarem das áreas rurais até esta unidade de saúde, já que esse é um direito garantido por lei.

Já o requerimento 45/2023 contextualiza um problema recorrente, que é a dificuldade de contatar os motoristas/plantonistas de ambulância que prestam serviços, principalmente nos finais de semana e horários noturnos.

“As ambulâncias do Distrito de Nova Casa Verde contam com celular institucional para que os munícipes possam entrar em contato com o plantonista? Se sim, é divulgado para a população o número deste celular para que possam entrar em contato em caso de necessidade?”, indagam os vereadores no documento encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde para providências.

A propositura é de autoria de Gabriela Delgado (PSB), Arion Aislan (PL), João Dan (PDT), Dr. Leandro (PSDB), Fábio Zanata(MDB), Deildo Piscineiro (PSDB) e Márcia Lobo (MDB).