Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores indicam apoio a projeto em tramitação na Câmara Federal que reconhece direitos às pessoas com fibromialgia

por Cleverson Gouveia publicado 04/07/2024 08h47, última modificação 04/07/2024 08h47
Indicação cobra a aprovação do PL 3010/2019, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia

Divulgação

Na última Sessão Ordinária, a Câmara de Nova Andradina encaminhou indicação das vereadoras Cida do Zé Bugre e Marcia Lobo, às senadoras Soraya Thronicke e Tereza Cristina e aos deputados federais Dagoberto Nogueira, Luiz Ovando, Geraldo Resende e Beto Pereira, solicitando que priorizem a análise e a aprovação do Projeto de Lei nº 3010/2019, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia.

Na Indicação Legislativa, registrada sob o número 180/2024, as vereadoras relatam conhecimento da matéria e manifestam total apoio à ampliação de direitos às pessoas com fibromialgia, elencados na proposta que visa criar esta política nacional. Na justificativa, Cida e Márcia Lobo manifestaram preocupação ao cobrar máxima urgência na tramitação e aprovação do Projeto de Lei, pontuando o apoio a esta causa de extrema importância para a nossa comunidade.

“A fibromialgia é uma condição crônica que afeta milhões de brasileiros, caracterizada por dor generalizada, fadiga, problemas de sono e distúrbios cognitivos. As pessoas com fibromialgia enfrentam grandes desafios para obter um diagnóstico preciso e, consequentemente, o tratamento adequado. Essa falta de reconhecimento e apoio institucional leva ao agravamento dos sintomas e à deterioração da qualidade de vida desses indivíduos. Esse reconhecimento é fundamental para assegurar os direitos e as garantias a essa população”, aponta a matéria.