Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores cobram Secretaria de Saúde com indicações e requerimento em sessão

Vereadores cobram Secretaria de Saúde com indicações e requerimento em sessão

por Cleverson Gouveia publicado 15/03/2023 10h07, última modificação 15/03/2023 10h07
Entrega de obras do CAPS, fornecimento de óculos, filas de espera e cumprimento de lei sobre acuidade visual e auditiva em crianças foram pautados em plenário
Vereadores cobram Secretaria de Saúde com indicações e requerimento em sessão

PMNA/Arquivo

A 5ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa, realizada pela Câmara de Vereadores de Nova Andradina na terça-feira (15), voltou a colocar a Secretaria Municipal de Saúde em pauta, com requerimento sobre as filas de espera para atendimento e indicações com propostas e cobranças voltadas para o setor.

Na Indicação 071/2023, o vereador Arion Aislan (PL) solicitou "a inauguração oficial de reentrega do CAPS, com suas novas instalações e finalização de obra". “Tal indicação se justifica porque os pacientes não tiveram a oportunidade de estar na inauguração, pois as obras não tinham sido finalizadas quando os pacientes foram transferidos para o novo prédio”, argumentou o parlamentar.

Já na Indicação 075/2023, as vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB) propuseram às secretarias de Saúde e Assistência Social o fornecimento de armações e lentes de grau para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Com o mutirão oftalmológico foram identificados pacientes que necessitam de óculos, no entanto não dispõem de condições para custear, por estar em situação de vulnerabilidade social, de baixa renda, não tendo como arcar com tal despesa”, explicaram as parlamentares.

Gabriela, Márcia e Arion, em conjunto com os vereadores Dr. Leandro Fedossi (PSDB) e Fábio Zanata (MDB), também assinaram a Indicação 082/2023, para que sejam cumpridas as leis de Acuidade Visual e Acuidade Auditiva (Leis 593/2006 e 594/2006). A propositura foi encaminhada às secretarias de Saúde e de Educação.

“Após a pandemia notamos um aumento na quantidade de crianças com problemas de visão e audição em nossas escolas. Segundo os professores esse teste seria de extrema importância, uma vez que revelaria possíveis dificuldades em alunos que possuem problemas visuais e auditivos”, ressaltaram os parlamentares na justificativa da Indicação.

Quanto às filas de atendimento, o assunto foi abordado no Requerimento 022/2023, de autoria dos vereadores Arion Aislan, Dr. Leandro Fedossi e Gabriela Delgado. No documento foram solicitadas informações relativas à demanda represada por exames, cirurgias e outros procedimentos registrados no Sistema de Regulação, o SISREG.

“Muitos munícipes reclamam que tem anos que esperam por exames e, até mesmo, por cirurgias e procedimentos. E também para que este Poder Legislativo faça adequadamente a fiscalização adequada, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, é que apresentamos esse requerimento”, pontuaram.