Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora questiona atendimento a pessoas com fibromialgia e sugere criação de Centro de Referência

Vereadora questiona atendimento a pessoas com fibromialgia e sugere criação de Centro de Referência

por Cleverson Gouveia publicado 07/11/2024 10h01, última modificação 07/11/2024 10h01
Vereadora questiona atendimento a pessoas com fibromialgia e sugere criação de Centro de Referência

Divulgação

A vereadora Cida do Zé Bugre (PODEMOS) reforçou o compromisso com o atendimento a pessoas com fibromialgia ao apresentar o requerimento 94/2024 na Câmara Municipal de Nova Andradina.

No documento, a parlamentar solicita ao prefeito Gilberto Garcia e ao secretário de Saúde, Luiz Eduardo de Paula Gonçalves, informações sobre as ações municipais para implementar a Lei Estadual nº 6.173, que estabelece diretrizes para o atendimento de pacientes com fibromialgia.

O requerimento de Cida do Zé Bugre busca esclarecer quais medidas estão sendo adotadas para garantir atendimento multidisciplinar aos portadores de fibromialgia. A vereadora questiona, entre outros pontos, como o município está promovendo a participação da comunidade na formulação de políticas públicas para esse público e quais ações têm sido realizadas para conscientizar a população sobre a doença, caracterizada por dores crônicas e sensibilidade intensa.

Cida também questiona a prefeitura sobre a capacitação dos profissionais de saúde e a criação de políticas de inclusão para essas pessoas no mercado de trabalho, além de perguntar se há iniciativas para estimular a pesquisa científica sobre fibromialgia no município, em sintonia com políticas públicas de âmbito nacional.

Além do requerimento, a vereadora é autora da indicação 252/2024, na qual sugere a criação de um Centro de Referência para Tratamento Multidisciplinar de Fibromialgia. A proposta visa oferecer atendimento especializado e integrado aos pacientes, também em conformidade com a Lei Estadual nº 6.173, de 20 de dezembro de 2023.

Com a indicação, a vereadora reforça a necessidade de um espaço dedicado ao tratamento e acolhimento dos portadores da doença, destacando a importância de medidas que possam melhorar a qualidade de vida desses pacientes. A proposta aguarda análise do Executivo, que deve se manifestar sobre a viabilidade de implementação do Centro de Referência.

Mídias Sociais