Vereadora propõe campanhas educativas para reduzir o lixo nos bueiros
O acúmulo de lixo e entulhos nas ruas, causado muitas vezes pela negligência da população, pode evidenciar um problema de saúde pública. Os detritos entopem os bueiros, fator determinante para alagamentos em fortes chuvas, e também ajudam na criação de insetos que transmitem doenças.
Para minimizar esse problema, a vereadora Márcia Lobo (Podemos) apresentou na Câmara Municipal a indicação 278/2024, que propõe a realização de campanhas educativas focadas na conscientização sobre o impacto do descarte inadequado de lixo e terra nos bueiros da cidade. A medida visa informar a população sobre as consequências desse comportamento, que prejudica o sistema de drenagem urbana e agrava problemas ambientais.
A proposta foi encaminhada para análise do prefeito Gilberto Garcia, do secretário municipal de Serviços Públicos, Roberto Ginell, do Coordenador Geral de Comunicação, João Cláudio Sobrinho, e da secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Juliana Lopes.
Em sua justificativa, a vereadora Márcia Lobo destacou que o descarte inadequado de resíduos na rede de galerias pluviais é um problema recorrente que impacta diretamente na infraestrutura urbana. "Essa prática contribui para o entupimento das bocas de lobo causando enchentes, alagamentos e danos à drenagem, além de agravar a poluição dos rios e córregos da cidade", afirmou.
De acordo com Márcia, a campanha educativa “é fundamental para reforçar a responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente. A conscientização sobre as boas práticas de descarte pode evitar não apenas problemas de drenagem, mas também reduzir custos com limpeza e reparos", completou a vereadora.