Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Silvia Cristani é destaque no legislativo municipal por trajetória inspiradora e conquistas no Kung-Fu Wushu

por Cleverson Gouveia publicado 03/07/2024 12h14, última modificação 03/07/2024 12h14
Atleta irá integrar a Seleção Brasileira de Kung-Fu Wushu no 14º Campeonato Pan-Americano, que ocorrerá em agosto, nos EUA

Agência 7ª Arte

A Câmara Municipal de Nova Andradina, por iniciativa do presidente Dr. Leandro Fedossi, entregou moção de parabenização à atleta Silvia Vieira Crestani na 17ª sessão ordinária, realizada no dia 02 de julho. A honraria destaca sua classificação para integrar a Seleção Brasileira de Kung-Fu Wushu no 14º Campeonato Pan-Americano, que ocorrerá em 28 de agosto de 2024, em Santa Clara, Califórnia, EUA.

Em sua justificativa, o autor da homenagem destacou a trajetória humilde e de conquistas de Silvia, que começou a trabalhar aos 14 anos de idade como empregada doméstica até se tornar uma empresária bem sucedida, corredora amadora e atleta das artes marciais, que superou desafios e hoje integra a equipe brasileira no Pan-Anamericano de Kung-Fu Wushu.

“A Câmara de Nova Andradina celebra suas conquistas e deseja sucesso em sua próxima competição, esperando que ela continue a inspirar e representar com excelência sua cidade e o país. Silvia, sempre em frente e além", declarou o vereador Leandro Fedossi, expressando o desejo de todos os membros do legislativo municipal.

Mais sobre a trajetória de Silvia Cristani

Foi aos 18 anos que Silvia iniciou sua jornada nas artes marciais, especificamente no kung-fu, uma paixão que rapidamente se transformou em um objetivo de vida. Seu comprometimento com o esporte logo a levou a competir em campeonatos, culminando em uma trajetória marcada por conquistas. Aos 23 anos, além de completar sua graduação em Educação Física, especializou-se em fisiologia do exercício e liberação miofascial, diversificando seus conhecimentos.

Silvia também se destacou como personal trainer, empresária no ramo de alimentação saudável e roupas fitness, e corredora amadora. Competiu em modalidades como boxe chinês, kung fu tradicional e tai chi chuan, atualmente focando no kung-fu Wushu. Em sua carreira, acumulou diversos títulos interestaduais e nacionais. Em 2012, garantiu o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro em Fortaleza, CE, assegurando uma vaga na seleção brasileira de kung-fu wushu.

Representando o Brasil, Silvia conquistou a prata em duas categorias no Campeonato Sul-Americano em Buenos Aires, em 2013, e alcançou o sétimo lugar no Mundial na China, em 2014. Após uma breve pausa, retornou aos treinos em 2019, a convite do mestre Dirceu Coelho da Silva, Presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Kung-Fu. Desde então, participou de campeonatos nacionais, destacando-se em Bombinhas/SC e Goiânia/GO, consolidando sua posição na seleção brasileira. A recente classificação de Silvia para o Pan-Americano de 2024 é mais uma prova de sua dedicação e talento.