Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Saúde é destaque em sessão da Câmara de Nova Andradina

Saúde é destaque em sessão da Câmara de Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 05/04/2023 08h43, última modificação 05/04/2023 08h43
Requerimentos e indicações dos vereadores assinalam demandas por exames de eletroencefalograma, nova ambulância para SAMU e contratação de fisioterapeutas
Saúde é destaque em sessão da Câmara de Nova Andradina

Agência 7ª Arte

A temática da saúde foi destaque novamente na sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Andradina desta terça-feira (04). Atentos as demandas da população os vereadores apresentaram requerimentos e indicações que assinalam a necessidade de ampliação do quadro de profissionais de fisioterapia, da oferta de eletroencefalograma e de uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Por meio do requerimento 40/2023, Gabriela Delgado (PSB) encaminhou ao secretário da pasta de saúde Hernandes Ortiz, pedido de   informações referentes à realização de Exames de Eletroencefalograma. A vereadora informou que houve aumento na demanda por exames desta especialidade e, diante disso, questiona se o município está preparado para atender tais solicitações. “Nova Andradina dispõe de aparelho e técnico para a realização deste exame? Se não, alguma empresa foi contratada para oferecer esse serviço gratuito aos munícipes?

O documento será analisado pelo setor responsável e o prazo regimental para responder a Casa de Leis é de 15 dias.

De autoria de Wilson Almeida (PSDB), a indicação 118/2023, sugere a viabilização de estudos para a contratação de novos fisioterapeutas para atuar na rede municipal de saúde. “Segundo relatos, a média de espera para iniciar um tratamento de fisioterapia é de 60 dias. Essa demora pode ser prejudicial para a recuperação dos pacientes”.

Por último, a Câmara Municipal oficializou pedido para aquisição de uma nova ambulância para o SAMU, padrão (UBS), totalmente equipada, com vistas ao atendimento pré-hospitalar. A indicação aprovada por unanimidade, sob o número 127/2023, é de autoria da vereadora Cida do Zé Bugre (PL) e dos vereadores Josenildo Ceará (PT), Deildo Piscineiro (PSDB) e João Dan (PDT).

A proposta foi encaminhada ao Deputado Federal Geraldo Resende, com cópia ao Prefeito Municipal Gilberto Garcia e ao Secretária Municipal de Saúde, Hernandes Ortiz.