Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Saúde da mulher pauta indicações em sessão da Câmara

Saúde da mulher pauta indicações em sessão da Câmara

por Sebastiao — publicado 13/05/2021 08h35, última modificação 13/05/2021 08h35

A Câmara de Vereadores de Nova Andradina aprovou três indicações e um requerimento com foco na saúde da mulher. As proposituras foram apresentadas nesta semana, durante sessão ordinária deliberativa.

De autoria das vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Cida do Zé Bugre (PL), foi solicitada através da indicação nº 234/2021 a instalação e funcionamento de uma unidade Centro de Parto Normal, tendo como estratégia beneficiar o Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba com uma estrutura intra-hospitalar para o atendimento à mulher e ao recém-nascido no momento do parto.

Já a vereadora Gabriela Delgado (PSB) apresentou o requerimento nº 66/2021, em que solicitou informações sobre os atendimentos ginecológicos realizados no município de Nova Andradina.

No documento, a parlamentar requereu dados sobre a quantidade de ginecologistas que atendem pelo SUS, a média de atendimentos diários e o tempo médio de espera para uma consulta.

Em conjunto com o vereador Wilson Almeida (PSDB), as três vereadoras também propuseram, por meio da indicação nº. 246/2021, o fornecimento de absorventes higiênicos para mulheres nas Unidades Estratégia de Saúde da Família (ESFs) de Nova Andradina.

“O pedido visa promover e fornecer a distribuição dos absorventes higiênicos em quantidade adequada às necessidades de nossas munícipes em situação de vulnerabilidade, em período menstrual, além de disponibilizar o acesso gratuito ao alcance de quem necessite, pois, absorventes higiênicos não são itens supérfluos e sim de necessidade básica”, esclareceram.

Por fim, de autoria das vereadoras Cida do Zé Bugre e Márcia Lobo, foi apresentada a indicação nº 245/2021, para que seja oferecido o curso de qualificação profissional de DOULAS (pessoas aptas a aconselhar a mulher no pré-parto, parto e pós-parto), para rede municipal de saúde de Nova Andradina.

Conforme as parlamentares, a iniciativa trata de uma medida que visa a qualidade de vida da gestante e do nascituro, pois ela terá, se solicitado, o acompanhamento de uma profissional que lhe aconselhará durante a gestação, tranquilizando e orientando-a para que o parto ocorra da maneira mais tranquila possível.

No documento, consta ainda que essas profissionais podem auxiliar as mulheres em partos naturais ou em cesáreas, oferecendo benefícios quantificáveis para todas. Em caso de cesáreas, podem auxiliar a recém-mãe na aceitação do procedimento cirúrgico, que muitas vezes é indesejado, especialmente em casos em que a cesariana se descobre posteriormente como não necessária. O acompanhamento, em geral, começa no domicílio da gestante, onde também pode ocorrer o parto, e estende-se após a transferência para a maternidade, para a casa de parto, para hospitais ou onde quer que a parturiente dê luz ao seu bebê.