Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Responsabilidade social e inclusão: Ações em prol dos autistas são destacadas pela Câmara

por Cleverson Gouveia publicado 12/04/2023 10h29, última modificação 12/04/2023 10h29
Em encerramento da “Semana de Conscientização Sobre Autismo”, vereadoras propõem inserção de Nova Andradina no Cadastro Único de pessoas com TEA.

Agência 7ª Arte

Autora do projeto de extensão “Semana de Conscientização Sobre Autismo 2023” da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Nova Andradina, a professora Alessandra Bertasi Nascimento e a secretária de educação, Giuliana Masculi Pokrywiecki foram homenageadas pela Câmara Municipal de Nova Andradina, na sessão ordinária desta terça-feira, dia 11 de abril.

Por meio da moção de parabenização, de autoria das vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB), e do vereador Fábio Zanata (MDB), o poder legislativo reconhece a importância das ações de responsabilidade social e de inclusão em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolvidas no município.

Alessandra Nascimento, que é também mãe de um adolescente autista e ativista da causa, agradeceu a honraria, estendendo-a aos pais, mães e milhares de pessoas autistas, principalmente, aos percursores da causa que, desde 2018, promovem atividades de conscientização, a UFMS, que acolheu o projeto de extensão, as instituições e pessoas físicas, que somaram forças e deram sua parcela de contribuição. “São momentos importantes e únicos para o desenvolvimento de habilidades, aproximação e acolhimento dos pais e famílias que têm um filho com esse diagnóstico”.

Mestre em educação e professora do curso de história, Alessandra ressaltou ainda a importância de espaços de lazer e de cultura, do acesso a diagnósticos, acompanhamento e tratamento, para a melhoria da qualidade de vida dos autistas e seus familiares. “Pesquisas mostram que a ausência desses ambientes tem agravado a qualidade da saúde mental e de vida dos familiares. Isso implica não só num compromisso de atendimento das pessoas autistas como também aos seus familiares, por meio de políticas públicas a serem implementadas no município”, destacou Alessandra.

Após a entrega da moção, um vídeo foi exibido, mostrando as ações realizadas durante a semana de conscientização sobre o autismo.

Inserção de Nova Andradina no Cadastro Único de pessoas com TEA.

O passo inicial de toda a política pública é a identificação detalhada do público a que se destina. Partindo dessa premissa, as vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB) indicaram ao governo municipal, a inserção do município no Cadastro Único de pessoas com TEA (Cadúnico TEA).

A finalidade deste cadastro é obter o diagnóstico e o registro dos casos existentes em Mato Grosso do Sul, essencial para a formulação e a execução das políticas públicas destinadas ao desenvolvimento das pessoas com TEA, visando a melhoria do seu atendimento, especialmente nas áreas da educação e da saúde.

Na análise das vereadoras, apesar dos avanços normativos conquistados sobretudo ao longo da última década, ainda há muito o que fazer, principalmente no suporte às famílias e no diagnóstico precoce.

“O legislativo tem se debruçado sobre esse tema e feito sua parte, não apenas produzindo leis, mas dando voz às pessoas e repercutindo datas comemorativas como estas. Nesta semana, vimos que quando unimos forças é possível avançar na construção de políticas públicas efetivas aos autistas, para que sejam identificados, considerados e incluídos”, encerraram as vereadoras.