Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Propostas aprovadas pela Câmara de Vereadores visam melhorar a saúde em Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 01/03/2023 08h32, última modificação 01/03/2023 08h32
Cadastro Único para autistas, lista de medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal, fornecimento de exames e plantão de consultas estendido até às 22 horas no CEM estão entre as proposituras apresentadas

Arquivo/PMNA

A Câmara de Vereadores aprovou em Sessão Plenária desta terça-feira (28), indicações e requerimentos para assegurar melhorias na área de saúde em Nova Andradina.

Por iniciativa das vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB), foi solicitado ao executivo informações sobre a inserção do município no cadastro único de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), através de requerimento parlamentar no 07/20023. No documento, as vereadoras perguntam se Nova Andradina faz parte deste cadastro, qual o número de pessoas inseridas e se este cadastro é atualizado frequentemente.

O Cadastro Único da Pessoa com Deficiência é documento emitido de forma gratuita, com objetivo facilitar a identificação e garantir o acesso a benefícios econômicos e sociais de políticas públicas voltadas para esse público.

A preocupação com a falta de medicamentos e outros itens de primeira necessidade na Farmácia Municipal têm sido evidenciada pelos vereadores em várias ocasiões. Nesta última sessão, seis vereadores se uniram para pedir, por meio do requerimento (08/2023) à pasta da saúde as listas referentes aos medicamentos básicos obrigatórios, medicamentos não básicos, suplementos alimentares (leites), fraldas infantis e geriátricas com quantidades disponíveis em estoque.

A propositura conjunta tem a assinatura dos vereadores Arion Aislan (PL), Dr. Sandro (Sem Partido), Deildo Piscineiro (PSDB) e Dr. Leandro (PSDB), pelas vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB).

Este mesmo grupo de parlamentares também propôs, na indicação 39/2023, a contratação de empresa para fornecimento de exames de Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF), biópsia da tireoide e biópsia da próstata (indicação 39/2023).

Já na indicação 46/2023, a vereadora Gabriela Delgado e vereadores subscritos oficializaram ao governo municipal a proposta de criação de um plantão de atendimento de consultas estendido até as 22 horas, no CEM (Centro de Especialidades Médicas).