Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Proposta sugere instalação de semáforos movidos por energia solar

Proposta sugere instalação de semáforos movidos por energia solar

por Cleverson Gouveia publicado 09/10/2024 11h35, última modificação 09/10/2024 11h33
Proposta sugere instalação de semáforos movidos por energia solar

Divulgação

A vereadora Cida do Zé Bugre (PODEMOS) apresentou a Indicação 229/2024, que sugere a instalação de semáforos alimentados por energia solar nas vias públicas de Nova Andradina. A proposta foi encaminhada ao prefeito Gilberto Garcia e às secretarias municipais de Serviços Públicos e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado para análise.

O objetivo da indicação é modernizar a infraestrutura urbana da cidade, ao mesmo tempo em que promove práticas sustentáveis. De acordo com a justificativa apresentada, os semáforos solares são equipados com células fotovoltaicas que convertem a luz solar em energia elétrica. Essa energia é armazenada em baterias, o que garante o funcionamento dos semáforos mesmo em dias nublados ou à noite.

A adoção de semáforos solares pode trazer benefícios econômicos e ambientais. Estudos citados na proposta indicam que cidades que adotaram essa tecnologia reduziram em até 80% o consumo de energia elétrica, resultando em economia para os cofres públicos. Além disso, esses semáforos exigem menos manutenção e são mais duráveis, o que pode contribuir para uma maior eficiência no trânsito.

A vereadora argumenta que a instalação dos semáforos também pode aumentar a segurança, já que estudos apontam que o uso dessa tecnologia reduz acidentes em até 30%.

Cida do Zé Bugre também sugeriu a implementação de um projeto piloto nas principais avenidas de Nova Andradina. Para ela, essa medida não apenas modernizaria a sinalização da cidade, mas também destacaria o município como um exemplo de inovação e sustentabilidade.

A proposta será analisada pelas autoridades municipais, que deverão avaliar sua viabilidade técnica e econômica.