Proposta prevê uso de energia solar em casas populares de Nova Andradina
De acordo com os vereadores, objetivo da proposta é estabelecer um padrão para as futuras construções de casas populares em Nova Andradina (Foto: Murilo Destefani)
Com o objetivo de estabelecer um padrão para as futuras construções de casas populares em Nova Andradina e aumentar a participação da geração solar na matriz energética do Estado e no município, os vereadores Dr. Sandro Hoici e Ricardo Lima, apresentaram em sessão solene desta segunda-feira (06), indicação parlamentar com foco na edificação de casas populares com a implantação de kits de aquecedores solares.
Ao apresentar os pontos positivos para implantação do sistema, os vereadores ressaltam a contribuição para a sustentabilidade ambiental e a economia gerada na conta de luz do consumidor final. “Além de representar uma economia que pode chegar a 40%, a energia solar é natural, ecológica, gratuita e inesgotável”, destacam os parlamentares.
Os vereadores também ressaltam que, a tecnologia disponível para transformação de energia solar em calor e o posterior armazenamento para uso nas residências, são economicamente viáveis e estão sendo amplamente utilizadas nas moradias em todo o país.
“Além de buscar inovação ao incentivar o uso de energia renovável, o objetivo é consolidar a iniciativa propondo o aprimoramento da política de sustentabilidade dos empreendimentos habitacionais como o uso racional e aquecimento da água nas residências”, defendem.
A implantação dos kits, de acordo com os parlamentares, deve ser estabelecida através da elaboração de um Projeto de Lei. Aprovada por unanimidade, a indicação foi encaminhada à diretora da Agehnova, Marcia Batista Lobo, ao Secretário de Infraestrutura Júlio Cesar Castro Marques e ao Prefeito José Gilberto Garcia.