Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural beneficia mais de 260 moradores de Nova Casa Verde

por Cleverson Gouveia publicado 28/05/2024 12h59, última modificação 28/05/2024 12h59

Divulgação

A execução do "Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural" trouxe um impacto significativo para a população de Nova Casa Verde, distrito de Nova Andradina. Proposta pelo vereador Fábio Zanata por meio da Indicação 499/2023, a ação foi realizada na Escola Estadual Luiz Carlos Sampaio, através de parceria entre o SENAR/MS, a ESF Nova Casa Verde e o Sindicato Rural.

“Esta edição do programa destacou-se pelo volume e variedade de especialidades médicas oferecidas. Foram realizados atendimentos em urologia, oftalmologia, dermatologia, ginecologia, pediatria e clínica geral, além de odontologia, com o programa Sorrindo no Campo. A iniciativa foi bem recebida pela população, com mais de 260 munícipes da área rural recebendo cuidados médicos essenciais”, ressaltou o parlamentar.

Entre os atendidos, dois pacientes foram diagnosticados com câncer e devidamente encaminhados para tratamento especializado, destacando a importância da detecção precoce e do encaminhamento correto em situações críticas.

O vereador Fábio Zanata enfatizou a relevância do programa para a comunidade: "Esse programa é de extrema importância, pois auxilia na prevenção em uma região de pessoas carentes, com dificuldades e limitações devido ao distrito estar localizado a 56 km do polo". A declaração ressalta as barreiras enfrentadas pela população rural para acessar serviços de saúde e a eficácia da iniciativa em mitigar essas dificuldades.

“A parceria entre SENAR/MS, ESF Nova Casa Verde e o Sindicato Rural exemplifica como a colaboração entre diferentes entidades pode resultar em benefícios tangíveis para comunidades rurais. A ação proporcionou atendimento médico e também elevou a conscientização sobre a importância da saúde preventiva”, avaliou Zanata.