Plantões de telemedicina podem reduzir filas de espera por especialidades em Nova Andradina
Se depender da iniciativa da Câmara Municipal, o município de Nova Andradina poderá implementar, em breve, o plantão de telemedicina. A proposta foi apresentada pelas vereadoras Gabriela Delgado (MDB), Márcia Lobo (PODEMOS) e Arion Aislan (PL) na sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (19).
A indicação dos parlamentares foi oficializada por meio do documento nº 264/2024, na qual os autores solicitam emenda parlamentar junto ao senador federal Nelson Trad Filho para implementação dos plantões de telemedicina, disponível em horários alternativos, fora do expediente convencional. O objetivo é aprimorar o atendimento em saúde e reduzir as filas de espera nas especialidades com maior demanda como cardiologia, ortopedia, neurologia e oftalmologia.
“Com a telemedicina, a saúde vai ficar mais próxima do cidadão. A ideia é que o paciente tenha a possibilidade de ser atendido sem precisar se deslocar para a unidade de saúde, economizando tempo e recursos, e, acima de tudo, evitando longas filas de espera. Isso vai ajudar a desafogar a nossa rede de saúde e proporcionar um atendimento mais eficiente para todos”, destacaram os autores da indicação.
O documento também foi submetido ao Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo de Paula Gonçalves e ao chefe do poder executivo municipal, Gilberto Garcia.