Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Nova Andradina homenageia Nelson Benedito Maximiano com denominação de Centro de Diagnóstico

por Cleverson Gouveia publicado 13/06/2024 13h09, última modificação 13/06/2024 13h09

Divulgação

Em uma iniciativa para honrar a memória de um dos mais dedicados servidores do município, a Câmara Municipal de Nova Andradina aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 12/2024, que renomeia o Centro de Diagnóstico da cidade para "Nelson Benedito Maximiano". A proposta, de autoria do vereador Pedro Gomes Soares (Republicanos), visa reconhecer os relevantes serviços prestados pelo homenageado à comunidade local.

Nelson Benedito Maximiano, nascido em Indiana, São Paulo, mudou-se para Nova Andradina na década de 1980 após trabalhar em Taquarussu e na construção civil. Em Nova Andradina, ele dedicou sua vida profissional ao serviço público, começando como lavador de veículos e motorista de ônibus e caminhão. Mais tarde, assumiu a função de motorista de ambulância, destacando-se pelo seu compromisso e pela sua atuação além das atribuições convencionais.

Durante a gestão do prefeito Getúlio Gideão, Nelson enfrentou os desafios de um sistema de saúde precário, muitas vezes realizando viagens urgentes com pacientes para grandes centros médicos, principalmente em Campo Grande, Presidente Prudente e São Paulo, com uma simples Caravan usada. “Sua dedicação era tanta que frequentemente passava feriados longe da família para garantir o atendimento a quem necessitava de cuidados urgentes”, destacou o autor do projeto, vereador Pedro Soares.

Nelson desempenhava também funções de técnico de enfermagem, monitorando o fluxo de oxigênio e a pressão dos pacientes, e realizando reanimações quando necessário. “Sua atuação foi crucial em um período em que a cidade não contava com UTI ou UTI Móvel, e os recursos para emergências médicas eram escassos”, acrescentou o parlamentar.

Nelson Benedito Maximiano faleceu em 23 de setembro de 2000. Ele deixou sua esposa, Joana Dias Maximiano, e quatro filhos.

O vereador Pedro Gomes Soares destacou que a nomeação do Centro de Diagnóstico é uma justa homenagem a alguém que se dedicou ao bem-estar da comunidade, muitas vezes além do dever profissional. "Esta singela homenagem é um reconhecimento ao legado de um homem que dedicou sua vida para salvar a vida de outras pessoas", afirmou.