Valter Yasunaka representa o legislativo na abertura da Fecinova
Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a quarta edição da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) teve início nesta segunda-feira, 22, com atividades em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
A programação inclui minicursos, oficinas, visitas técnicas e palestras com temas relacionados aos eixos tecnológicos dos cursos ofertados em cada campus, além das feiras de ciência e tecnologia. Em Nova Andradina, o destaque é a série de minicursos que a Embrapa Agropecuária Oeste irá ministrar aos estudantes do IFMS durante visita técnica à sede da Empresa, em Dourados.
Na cerimônia de abertura, realizada no Plenário da Câmara Municipal, estiveram presentes a reitora do IFMS, Maria Neusa de Lima Pereira, o prefeito Roberto Hashioka, diretor geral do Campus-Nova Andradina, Marcio Lustosa Santos, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Volmar Meia Casa, a professora Adriana Smanhotto, além do vereador Valter Yasunaka, que representou o legislativo neste evento.
Para a reitora Maria Neusa, o IFMS está atuando como um catalisador para que a ciência, a tecnologia e a inovação estejam presentes nas localidades onde estão os campus da instituição.
“As feiras buscam incentivar o desenvolvimento de pesquisas. No total, 312 projetos de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas serão apresentados. Deste montante, cerca de 70% são do IFMS”, comentou.
Serviço
A consulta à programação completa e as inscrições para as atividades podem ser feitas na página da Semana de Ciência e Tecnologia no endereço www.ifms.edu.br/semanact.
Os investimentos em pesquisa nos últimos cinco anos, ou seja, desde sua criação, somam mais de R$ 1 milhão na área, com oferta de cerca de 500 bolsas aos estudantes dos cursos técnicos e da graduação.
O valor também inclui o incentivo para participação de estudantes e servidores em eventos científicos no Estado, no Brasil e também no exterior.
Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria