Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Setembro 2014 / Nenão quer intervenção do MPF para garantir que INSS realize perícias médicas no município

Nenão quer intervenção do MPF para garantir que INSS realize perícias médicas no município

por Marcos Matos publicado 15/09/2014 10h19, última modificação 19/05/2015 20h08
O presidente da Câmara Municipal, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), encaminhou oficio ao Ministério Público Federal solicitando a imediata intervenção do MPF para garantir que as perícias médicas sejam realizadas na agência local do INSS.

O líder do legislativo de Nova Andradina pediu ainda a contratação, em caráter emergencial, de um médico perito para atender a demanda e agilização de todos os procedimentos com a finalidade de evitar os atrasos nos pedidos de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, entre outros serviços prestados.

A ideia de elaborar este documento surgiu após o parlamentar tomar conhecimento da decisão emitida por este órgão determinando que Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realize todas as perícias médicas pendentes em seis municípios do leste do estado: Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Paranaíba e Três Lagoas.  Segundo as noticias divulgadas em veículos de comunicação de todo Mato Grosso do Sul, o Instituto terá 15 dias para realizar as consultas pendentes e as novas demandas nas agências previdenciárias destes municípios.

Segundo Nenão, a agência de Nova Andradina há meses não vem oferecendo atendimento digno à população. “O INSS não dispõe de um especialista para a realização de perícias e os pacientes são obrigados a se dirigir a outros municípios para conseguir atendimento. Há problemas de atrasos e má qualidade no atendimento devido à quantidade insuficiente de funcionários, falta de cortesia e, até mesmo, a recusa em receber pedidos administrativos”, denuncia. E complementa:

Isso um desrespeito ao cidadão que paga seus impostos, contribui com a previdência e na hora que mais precisa não encontra o respaldo necessário, pelo contrário, é obrigado a pegar estrada, percorrer quilômetros, mesmo estando na maioria das vezes, acamados, debilitado e fragilizado por uma doença”, ressalta.

Histórico

Em março deste ano, esta Casa de Leis enviou ofício ao INSS solicitando informações sobre a ausência de médico perito e atrasos nos pedidos de aposentadoria e outros benefícios.

Em documento, o INSS informou que 3 peritos médicos previdenciários estão lotados na cidade, porém 2 foram removidos para outros municípios a pedidos dos profissionais e o outro pediu demissão. "Em virtude das presentes remoções e pedido de demissão, estamos aguardando novo concurso público para nomeação de novos peritos, como objetivo de atender na APS em Nova Andradina”, relata o ofício encaminhado ao legislativo.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria

     

Mídias Sociais