Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Outubro 2014 / Câmara sedia cerimônia de encerramento do Outubro Rosa

Câmara sedia cerimônia de encerramento do Outubro Rosa

por Marcos Matos publicado 04/11/2014 09h01, última modificação 19/05/2015 20h09
Foi encerrada nesta quarta, dia 29, em Nova Andradina, a programação do Outubro Rosa, que é o mês de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo esse mês foram realizadas várias atividades como exames preventivos, caminhada, palestras e distribuição de panfletos informativos sobre o tema central da campanha.

A cerimônia de encerramento aconteceu no Plenário Sidney Sanches, na Câmara Municipal onde foram entregues as premiações do Concurso da Melhor Frase  e da Vitrine mais Criativa.  Ao final, a plateia foi brindada com a palestra “Prevenção do Câncer de Mama”, proferida pelo médico Newton Octaviano.

A solenidade

Comandada pelos idealizadores do projeto Outubro Rosa, a Uniesp, a cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara, Newton Luiz de Oliveira (Nenão) e do vereador Valter Yasunaka, dos representantes da Uniesp, Henrique de Barros Silva, coordenadora do curso de pedagogia, professora Magaly Aparecida Sampaio Coelho e o diretor executivo de MS, Luciano Dobbins e o acadêmico de pedagogia, José Gilberto Laguna. Representando o poder executivo municipal, o secretário de finanças, Arion Aislan, a assessora Andreia Servignani e o secretário de saúde, Silvio Senhorini. Também prestigiaram o evento, a presidente da Acina Veridiana Kanashima, além de empresários e estudantes do município.

DSC_1825.JPGO presidente da Casa, vereador Nenão ressaltou a importância da iniciativa. Para ele, a grande conquista foi a informação que as mulheres receberam para se prevenir e diagnosticar precocemente a doença. Além disso, destacou a participação dos estabelecimentos comerciais, instituições sociais, escola, governo municipal e a parceria do legislativo. “As lojas abraçaram a causa, enfeitaram suas vitrines e durante todo o mês vimos trabalhadores vestidos com a camiseta rosa. A Uniesp realizou projetos com os alunos. A Prefeitura coordenou as palestras e exames. O povo foi às ruas na caminhada com faixas alusivas a campanha. Enfim, o engajamento de toda a sociedade está crescendo a cada ano”, comentou.

Em seguida, o presidente enumerou o trabalho do poder legislativo. “O rosa esteve presente nas luzes do plenário, nos copos e nos laços fixados no paletó dos edis e servidores. Também desenvolvemos duas campanhas – uma de arrecadação de lacres de latinhas para contribuir com o Hospital de Câncer de Barretos e outra de arrecadação de lenços para as mulheres que estão em tratamento de câncer”,

finalizou Nenão, exaltando que a Câmara sempre estará envolvida em ações dessa envergadura, já assumindo o compromisso em dar apoio ao Novembro Azul, mês dedicado a prevenção do Câncer de Próspata.

Entrega da Premiação do Concurso Melhor Frase

Dentro a programação foi realizado o Concurso da Melhor Frase e da Vitrine mais Criativa com a temática Outubro Rosa. No primeiro, participaram os acadêmicos do curso de pedagogia da Uniesp:

3º Lugar - Renilda Santos da Silva (Um tablet doado pela Concórdia)

Frase: Outubro Rosa, não basta só olhar, é preciso tocar.

2º Lugar - Tassiana Bilk Barreto (Um tablet doado pela Simples Comunicação Visual

Frase: Outubro Rosa, cultivando sementes pela vida.

1º Lugar - Eloiza Kedima Barbiere Maciel (Um vale viagem doado pela Cristal TUR)

Frase: Outubro Rosa, a leveza de um toque, o renascimento de uma vida.

Já o Concurso da Vitrine mais Criativa teve a participação de estabelecimentos comerciais da cidade. Os troféus foram doados pela Associação Comercial de Nova Andradina.

3º Lugar - Loja Pink Biju

2º Lugar - Loja B & K

1º Lugar - Loja Insinuante.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria