Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Março 2014 / Quemuel quer que município seja equipado para realização do exame BERA

Quemuel quer que município seja equipado para realização do exame BERA

por Marcos Matos publicado 13/03/2014 09h13, última modificação 19/05/2015 20h04
O 1º vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Quemuel de Alencar, encaminhou requerimento na sessão desta segunda-feira, dia 10 de março, solicitando informações a respeito da realização do exame BERA na Rede Municipal de Saúde.

No requerimento, o vereador cobra informações do porquê o equipamento para a realização do exame BERA não encontra-se disponível, e qual a previsão para o equipamento ser colocado em funcionamento.

Quemuel informou que o referido aparelho encontra-se no Centro de Reabilitação de Nova Andradina (Crena), mas os munícipes informam que o equipamento não está instalado, impossibilitando a realização do exame BERA.

O BERA - Exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico avalia a integridade funcional das vias auditivas nervosas (nervo auditivo) desde a orelha interna até o córtex cerebral. O exame é indolor e não invasivo, e é realizado com a finalidade de determinar se existe ou não perda auditiva e precisar seu tipo e grau, estimar se a perda auditiva detectada na audiometria tonal é decorrente de uma lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico, além de pesquisar a integridade funcional nas vias auditivas do tronco encefálico.

Fonte: Bete Lopes / Assessoria