Nenão propõe estudo para conservação do meio ambiente subterrâneo
A sugestão foi apresentada na segunda-feira (24), durante a sessão ordinária. Para o vereador, o município deveria cuidar melhor do Aquífero Guarani, que abastece a cidade de Nova Andradina, municípios do Mato Grosso Sul e outros sete estados brasileiros.
“A ausência de redes de tratamento de esgoto, a exploração incorreta do solo nas áreas residencial, rural e industrial e os constantes vazamentos e infiltrações na rede de água da cidade têm acarretado desdobramentos diretos ao meio ambiente, comprometendo a qualidade da água e o abastecimento de milhares de pessoas. Daí, a necessidade de se definir diretrizes, metas e prazos para a gestão integrada das águas subterrâneas, em especial, nossa preocupação com a população de Nova Andradina”, explicou.
Nenão afirmou que um estudo detalhado poderia auxiliar o município a definir políticas públicas que promovam a proteção das águas superficiais e subterrâneas, buscando um equilíbrio com o desenvolvimento sócio-econômico e ambiental. “O projeto destacaria em seu bojo a situação dos recursos hídricos subterrâneos e as principais ações e mecanismos a serem implementados para buscar, de forma contínua, o uso sustentável e a proteção desse recurso natural essencial para a vida das pessoas e o desenvolvimento das cidades”, encerrou.
Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria