Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Março 2014 / Nenão afirma que luta pelo adicional de insalubridade aos agentes de endemias continua

Nenão afirma que luta pelo adicional de insalubridade aos agentes de endemias continua

por Marcos Matos publicado 19/03/2014 23h59, última modificação 19/05/2015 20h04
Na sessão passada (17), o presidente da Câmara, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), encaminhou novo requerimento a Secretaria Municipal de Saúde solicitando mais informações sobre o recebimento do adicional de insalubridade pelos agentes de endemias.

Em sua propositura, Nenão indaga quem são os três servidores que já recebem o benefício e como está o andamento do processo para aquisição de materiais e equipamentos de segurança (EPIs), que deverão ser utilizados pelos trabalhadores deste setor e também pelos agentes de saúde.

Na tribuna, o parlamentar apresentou holerites de agentes de endemias de três municípios – Bataguassu, Taquarussu e Novo Horizonte do Sul – em todos eles, a prefeitura faz o pagamento de insalubridade. Por isso, reiterou que está fazendo novos apontamentos ao executivo e investigando a fundo as leis vigentes para fazer justiça com esses profissionais. “A luta continua. Estamos fazendo mais questionamentos, buscando exemplos em outros municípios e amparo nas leis até esgotar os argumentos. Vamos fazer de tudo para garantir a qualidade e a segurança do trabalho”, finalizou.

Contratação de engenheiro e de técnico de segurança

O vereador Sandro Hoici manifestou seu apoio ao requerimento de Nenão. Para ele, a contratação de um engenheiro e de um técnico de segurança do trabalho poderia facilitar o reconhecimento ao direito à insalubridade desses profissionais, se referindo a uma indicação, de sua autoria, feita anteriormente.

Segundo Dr. Sandro, está em trâmite na administração pública municipal o processo de contratação dos profissionais indicados.

Se a Prefeitura tivesse em seu quadro esses funcionários, seria possível a elaboração de um laudo técnico atualizado para verificar se o trabalho é insalubre e quais os equipamentos de EPI necessários para exercer suas atividades de forma segura. Sem a presença de um engenheiro ou técnico de segurança habilitados não há como fazer uma análise conclusiva sobre a questão da insalubridade para os agentes de endemias”, analisou o médico.

E complementa: “Deve haver isonomia para funcionários que desempenham a mesma função, mesmo em regimes de contratação distintos. Portanto, se três agentes recebem o benefício, certamente, os demais deverão ter esse direito”, comenta.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria

     

Mídias Sociais