Nenão sugere aquisição de embalagens diferenciadas para materiais de reciclagem
Em Nova Andradina, a coleta seletiva também é uma prática adotada por muitas famílias. No entanto, muitos produtos inservíveis que podem ser reciclados deixam de ser coletados porque são acondicionados em sacos plásticos comuns e a equipe que faz o serviço confunde-os com o lixo doméstico, comprometendo todo o processo de separação.
Para reverter este quadro, o presidente da Câmara, Newton Luiz de Oliveira (Nenão) sugeriu a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado a aquisição e adoção de embalagens diferenciadas para materiais de reciclagem.
“A equipe de coleta tem dificuldade para identificar os materiais e, algumas vezes, deixam de recolher por não saber se é lixo comum ou reciclado, chegando até abrir as embalagens para efetuar a identificação, o que demanda mais tempo desta coleta agendada em vários bairros”, explica.
Na tribuna, o vereador mostrou um modelo de embalagem adotado na cidade de Tanquará da Serra e ressaltou o valor social e ambiental desta ação. “A destinação compromete todo o processo de separação que a gente faz em casa. Por isso, a embalagem diferenciada seria uma boa opção para o descarte dos recicláveis. É um investimento relativamente baixo que pode trazer muitos benefícios para todos nós”, finaliza Nenão.
Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria