Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Maio 2014 / Nenão sugere aquisição de embalagens diferenciadas para materiais de reciclagem

Nenão sugere aquisição de embalagens diferenciadas para materiais de reciclagem

por Marcos Matos publicado 21/05/2014 19h26, última modificação 19/05/2015 20h06
A reciclagem do lixo tem se mostrado uma alternativa viável aos municípios. Isso porque gera renda aos menos favorecidos, contribui com o meio ambiente, diminui os custos de operação dos aterros sanitários e, com isso, amplia sua capacidade e tempo de vida útil.

Em Nova Andradina, a coleta seletiva também é uma prática adotada por muitas famílias. No entanto, muitos produtos inservíveis que podem ser reciclados deixam de ser coletados porque são acondicionados em sacos plásticos comuns e a equipe que faz o serviço confunde-os com o lixo doméstico, comprometendo todo o processo de separação.

Para reverter este quadro, o presidente da Câmara, Newton Luiz de Oliveira (Nenão) sugeriu a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado a aquisição e adoção de embalagens diferenciadas para materiais de reciclagem.

A equipe de coleta tem dificuldade para identificar os materiais e, algumas vezes, deixam de recolher por não saber se é lixo comum ou reciclado, chegando até abrir as embalagens para efetuar a identificação, o que demanda mais tempo desta coleta agendada em vários bairros”, explica.

Na tribuna, o vereador mostrou um modelo de embalagem adotado na cidade de Tanquará da Serra e ressaltou o valor social e ambiental desta ação. “A destinação compromete todo o processo de separação que a gente faz em casa.  Por isso, a embalagem diferenciada seria uma boa opção para o descarte dos recicláveis. É um investimento relativamente baixo que pode trazer muitos benefícios para todos nós”, finaliza Nenão.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria