Câmara sedia 1ª Conferência de Saúde do Trabalhador
Temas como desenvolvimento socioeconômico, efetivação da política nacional de saúde, fortalecimento da participação no controle social e financiamento da política nacional de saúde do trabalhador foram amplamente discutidos durante todo o dia por uma plateia formada por profissionais da área, gestores, presidentes e membros de conselhos e usuários da saúde dessas localidades.
O presidente do legislativo, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), deu boas-vindas às autoridades e público presentes. Para ele, não há construção da política de saúde do trabalhador se não houver a efetiva participação dos trabalhadores na sua formulação.
“A efetivação dessa política será um grande marco para o trabalhador. As propostas devem passar pela adoção de equipamentos de proteção e segurança, garantia de acesso aos serviços de saúde, melhoria dos salários e valorização do trabalhador, entre outras medidas a serem adotadas tanto no âmbito público quanto privado, só assim as condições de trabalho e saúde poderão avançar”, ressalta.
As propostas elencadas após as palestras e mesas de discussões serão levadas para o âmbito estadual, com o objetivo de auxiliar na implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os processos produtivos no território e a situação de saúde dos trabalhadores, formais e informais, rurais ou urbanos.
Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria