Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Junho 2014 / Educadores se reúnem com deputado Biffi para discutirem sobre o PNE

Educadores se reúnem com deputado Biffi para discutirem sobre o PNE

por Marcos Matos publicado 27/06/2014 10h14, última modificação 19/05/2015 20h06
Audiência pública foi proposta pelo vereador Vicente Lichoti. O PNE foi elaborado em cima de 20 metas com o intuito de melhorar os índices educacionais brasileiros.

Dezenas de profissionais de educação de Nova Andradina estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, dia 25, no Plenário da Câmara Municipal, a fim de discutirem o PNE – Plano Nacional de educação, que irá servir de perspectiva para a construção e aprovação do Plano Municipal de Educação de Nova Andradina.

Além do vereador Vicente Lichoti (PT), propositor desta audiência pública, fizeram parte da mesa, o vice-presidente da Câmara, Quemuel de Alencar, o deputado federal Antonio Carlos Biffi, o presidente do Simted, Edson Granato, a representante da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes-Semec, Elsa Satil, o representante das Universidades, professor José Felice e a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Sandra Albano.

Também participaram do evento, outros integrantes da Comissão do Plano Municipal de Educação; gestores educacionais; coordenadores pedagógicos; professores; sindicalistas e membros de Conselhos Municipais.

De acordo com Vicente, a audiência visa criar um parâmetro para os debates estaduais e municipais, cujos resultados possam traduzir em propostas e deliberações, que conduzam às mudanças de posturas políticas e pedagógicas.

Os desafios são enormes, mas são possíveis. Por isso é extremamente importante a participação de Nova Andradina e todo o Estado de Mato Grosso do Sul nessa agenda, pois é a oportunidade de contribuir diretamente para o avanço educacional que queremos alcançar nos próximos dez anos”, observou o vereador.

Com base em toda sua experiência como político e educador, o Deputado Biffi palestrou aos presentes sobre a importância das discussões e buscas por uma educação de qualidade para todos.

Segundo Biffi, o Plano Nacional de Educação (PNE) foi elaborado em cima de 20 metas com o intuito de melhorar os índices educacionais brasileiros. O parlamentar fez uma explanação dessas metas e disse que todas foram, de forma necessária, exaustivamente, discutidas com a sociedade brasileira.

Considero a aplicação de 10% do PIB em educação pública, a valorização do magistério e o acesso à educação em tempo integral como as grandes responsáveis para que o Brasil alcance e consolide uma educação pública de qualidade que tanto necessita”, avaliou.

Após a apresentação do parlamentar federal, o público pode tirar dúvidas e fazer questionamentos a respeito do PNE, que deveria ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff nesta mesma data (25/06/2014).

Entrega do Titulo de Cidadão Honorário

DSC_9233.JPGAproveitando a presença do deputado federal Antonio Carlos Biffi no Plenário da Câmara Municipal de Nova Andradina, o vereador Vicente Lichoti entregou oficialmente o Título de Cidadão Honorário ao parlamentar.

A homenagem foi outorgada ao deputado por meio do decreto legislativo nº 017 de 14 de novembro de 2011, porém, não havia sido entregue, pois o parlamentar não pode comparecer na cerimônia realizada, na época, com esta finalidade.

O Título de Cidadão Honorário é entregue a personalidades que, apesar de não terem nascido em Nova Andradina, contribuíram para o seu desenvolvimento. É a mais alta e importante honraria concedida pelo Poder Legislativo Municipal.

Segundo o vereador petista, Biffi tem se destacado como o maior parceiro do município nos últimos anos em termos de liberação de emendas parlamentares.

O carinho pelos cidadãos tem se materializado em grandes conquistas para a comunidade. Ao longo de seus mandatos têm destinado várias emendas que atendem diretamente a população. É um deputado atuante e o seu mandato é pautado na defesa dos direitos dos trabalhadores e da educação pública”, ressaltou Vicente, justificando a sua homenagem.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria