Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Junho 2014 / Câmara homenageia colônia japonesa com sessão solene

Câmara homenageia colônia japonesa com sessão solene

por Marcos Matos publicado 18/06/2014 08h21, última modificação 19/05/2015 20h06
A Câmara Municipal de Nova Andradina foi palco da homenagem realizada à colônia japonesa em sessão solene convocada pelo presidente da Casa, vereador Newton Luiz de Oliveira, por solicitação dos vereadores Dr. Sandro Hoici e Valter Yasunaka, nesta segunda-feira, dia 16 de junho.
Câmara homenageia colônia japonesa com sessão solene

Fotos: Glaucia Piovesan

A comemoração e homenagem foram alusivas ao Dia da Comunidade Japonesa (18 de junho), instituído pela Lei Municipal nº 890, e durante a sessão solene, foram homenageadas 17 mulheres ex-presidentes da Fujin-kai, grupo criado em 1981 com a finalidade de preservar as tradições japonesas, trabalhando em conjunto com a Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (Acena). Hoje, a Fujin-kai, que conta com 65 mulheres associadas, é presidida pelas senhoras Cristiane Uehara, Elizabeth Atsuko Azuma e Lourdes Ruriko Azuma.

Foram homenageadas Miyoko Shirota, Terezinha Fujibayashi, Rosa Tamaki Nakamura, Shizuko Kuwabara, Elizabeth Atusko Azuma, Aurea Suguimoto, Haruko Iwata, Cristiane Uehara, Geovana Prado, Maria Jodai, Marta Suguita Azuma, Ruriko Azuma, e Glória Azuma. O filho da primeira presidente da Fujin-kai, Toshie Segawa (in memoriam) recebeu o certificado em homenagem à família, e uma das atuais presidentes da Fujin-kai, Cristiane Uehara, representou as homenageadas Rosa Higashi Kunimatsu e Josefina Mitsunaga, bem como Rosa Nakamura representou a homenageada Nair Nakamura.

DSC_9061.JPGAs famílias da Comunidade Japonesa foram presenteadas com um quadro comemorativo contendo fotos, confeccionados pelo vereador Dr. Sandro Hoici, que foi recebido pelo presidente da Acena, Roberto Uehara, e pelas atuais presidente da Fujin-kai, Cristiane Uehara, Elizabeth Atsuko Azuma e Lourdes Ruriko Azuma.

O vereador Valter Yasunaka falou um pouco da história do povo japonês em Nova Andradina, bem como sobre os destaques na política, e nos setores empresarial e comercial. O vereador Dr. Sandro Hoici falou sobre as dificuldades e as conquistas do povo japonês ao longo dos 106 anos da imigração japonesa no Brasil, enaltecendo a cultura japonesa e parabenizando todas as famílias de Nova Andradina.

A noite foi finalizada com uma apresentação do Grupo Kaizen Taikô, da cidade de Ivinhema, que é formado por 18 integrantes com idades entre oito a 18 anos.

A sessão contou ainda com a participação da deputada estadual Dione Hashioka, do secretário de Planejamento e Controle, Arion Aislan de Souza, famílias da colônia japonesa de Nova Andradina e pessoas da comunidade.