Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Julho 2014 / Nenão sugere projeto para reciclar óleo de cozinha usado

Nenão sugere projeto para reciclar óleo de cozinha usado

por Marcos Matos publicado 09/07/2014 20h34, última modificação 19/05/2015 20h07
Renda obtida com a comercialização desses resíduos seria revertida ao Instituto “O Bom Menino”. Os vereadores Marião da Saúde e Sandro Hoici manifestaram apoio à indicação e assinaram o documento em conjunto com o presidente Newton Luiz de Oliveira (Nenão).

O presidente da Câmara Municipal, Newton Luiz de Oliveira (Nenão) apresentou indicação propondo a elaboração de um projeto de reciclagem de óleo de cozinha usado, em parceria com o Instituto “O Bom Menino”. A proposta ganhou apoio dos vereadores Sandro Hoici e Marião da Saúde durante a sessão ordinária realizada ontem (7), e seguiu assinada pelos três parlamentares a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado.

Coleta-de-oleo-usado.jpgPara Nenão, o consumo de óleo de cozinha nas lanchonetes, restaurantes e nas residências aumenta a cada dia com o crescimento da população. Além disso, o município não dispõe de um local adequado para descarte deste resíduo e o óleo usado é jogado diretamente nos ralos das pias ou nos lixos, poluindo o solo, além de provocar o entupimento das tubulações nas redes de esgoto e  aumentar em até 45% os custos de tratamento.

O presidente da Casa de Leis explicou sua ideia na tribuna:

o óleo usado pode ser reciclado e entregue a empresas que compram estes resíduos pra fazer o refino novamente e transformá-lo em sabão líquido, em pó ou até mesmo biocombustível. Para que isso fosse possível seria necessário que o cidadão levasse o óleo  até um ponto de coleta, que seria o Projeto Bom Menino. A renda arrecadada com a sua comercialização poderia ser revertida em materiais de uso diário como higiene e limpeza para a entidade”, finaliza.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria