Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Dezembro 2014 / Presidente da Câmara de Nova Andradina recebe premiação nacional por transparência na gestão

por Marcos Matos publicado 10/12/2014 20h28, última modificação 19/05/2015 20h10

Depois de ter recebido a Medalha de Ouro Alferes Tiradentes* como o vereador mais atuante do município por dois anos consecutivos (2013 e 2014), o presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, vereador Newton Luiz de Oliveira (Nenão-PMDB), foi agraciado com a Medalha Alferes Tiradentes – Colar Ouro pela transparência de sua gestão à frente do Legislativo.

CCI04122014_00001.jpgA premiação, conferida anualmente pelo Instituto Tiradentes, é entregue aos gestores que implantaram medidas de transparência dos gastos públicos e estão em dia com o Tribunal de Contas. A entrega da honraria aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro durante o Seminário Nacional de Membros de Mesa Diretora das Câmaras Municipais, em Belo Horizonte (MG).

Fico feliz em ter nossa atuação reconhecida entre as câmaras municipais do Brasil que demonstram zelo com o dinheiro público. A transparência foi uma das marcas de nossa gestão nos últimos dois anos, inclusive, com reconhecimento dos órgãos de fiscalização e agora através de uma premiação nacional”, disse o presidente Nenão.

Entre as medidas adotadas na CMNA no tocante à transparência, Nenão cita a implantação do sistema de registro eletrônico de frequência por biometria, aprovação de novo projeto de lei sobre concessão de diárias, que resultou na redução dos custos com viagens e compromissos fora do município, nomeação de comissões compostas por servidores efetivos para realização de licitações, análise de pedidos de diárias, entre outros serviços administrativos e fim do pagamento dos chamados “14º e 15º salários” (ajuda de custo aos vereadores, consistente no pagamento do valor equivalente a um subsídio nos meses de janeiro e dezembro de cada sessão legislativa, com a aprovação da Resolução nº 3/2013).

Em discurso proferido durante o evento, Nenão afirmou que se todas as Câmaras do país fizessem um trabalho alicerçado na transparência e no respeito ao erário público, certamente sobrariam recursos para serem revertidos em benefícios à população.

Este é um caminho que os vereadores podem tomar  para mudar a imagem do político que está instalada em nosso país – de que todos são corruptos e querem levar vantagens pessoais em tudo. Durante estes dois anos devolvemos a sobra do caixa do legislativo para a Prefeitura e isso resultou em mais recursos para as entidades e hospitais da cidade. Fico feliz em poder deixar esse legado na nossa administração”, finaliza.

* Medalha Alferes Tiradentes, colar de ouro - é conferida apenas aos Políticos que obtiveram aprovação do Sistema Sentio de Pesquisa, realizado em várias cidades do Brasil para saber da população qual parlamentar está atuando mais e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria