Nenão pede eletrocardiógrafo para atender ESF Casa Verde
O aparelho serve para aferir a freqüência e o ritmo dos batimentos cardíacos (regular ou irregulares) do paciente assim que ele dá entrada na unidade de saúde, além de batimentos anormais (arritmias cardíacas), bloqueios no sistema de condução dos impulsos elétricos do coração (congênitos ou causados por doenças), dilatação do músculo cardíaco devido à hipertensão arterial ou a outras doenças, alterações sugestivas de doenças das artérias coronárias, tais como angina ou infarto do miocárdio (ataque cardíaco).
“Todos esses sintomas só podem ser detectados através do exame feito pelo eletrocardiógrafo, que é o eletrocardiograma” acrescentou o vereador.
O parlamentar disse que se empenhará de forma propositiva para que a Prefeitura, através da Secretaria municipal de Saúde, realize a compra do aparelho.
“Queremos sensibilizar o prefeito e o secretário de que esse aparelho é indispensável para os exames iniciais, com um diagnóstico mais preciso e capaz de evitar, por exemplo, que um paciente que venha a dar entrada no ESF com sintomas de infarto, por exemplo, venha a óbito antes do primeiro atendimento”, explicou o vereador.
A assessoria do vereador entrou em contato com algumas empresas especializadas que trabalham com a venda de produtos médicos hospitalares e constatou que um aparelho desse tipo pode custar entre R$ 3.500 a R$ 5.000, dependendo da marca.
“Considerando que ele será utilizado para salvar vidas, penso que é um investimento mais do que viável”, finaliza.
Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria