Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Dezembro 2014 / Câmara concede títulos a seis novos cidadãos de Nova Andradina

Câmara concede títulos a seis novos cidadãos de Nova Andradina

por Marcos Matos publicado 04/12/2014 10h24, última modificação 19/05/2015 20h10
Sessão solene foi marcada por forte emoção, novos cidadãos nova-andradinenses falam do seu amor por Nova Andradina

A Câmara Municipal de Nova Andradina realizou na noite desta terça-feira, dia 02 de dezembro, sessão solene de outorga de títulos de cidadão honorário a seis personalidades que mesmo não nascendo no município, contribuíram de forma significativa para o crescimento e desenvolvimento da cidade, deixando sua marca na história.

Com a casa cheia, contando com as ilustres presenças do vice-prefeito de Nova Andradina, Milton Sena, dos vereadores Quemuel de Alencar, representando o presidente da Câmara, Newton Luiz de Oliveira, que não pôde estar presente em virtude de doença da sua mãe, senhora Zulmira Cesar de Oliveira, Valter Yasunaka, Robertinho Pereira, Vicente Lichoti, Cido Pantanal e Marião da Saúde, foram concedidos títulos de cidadão à juíza Jacqueline Machado, ao empresário Emerson Greco, ao empresário Antônio Carlos Lopes, conhecido como Carlão da 4 Rodas, ao filantropo Doriceu Contro, ao treinador de futebol Ercílio Carreira Mendes e ao ex-prefeito José Gilberto Garcia.

O padre Everton, do Santuário Imaculado Coração de Maria, fez a leitura bíblica, citando o Evangelho de João, capítulo 13, que é o texto do lava-pés – esta passagem tão bonita de Jesus, que antes de entregar sua vida, quis realizar este gesto, mostrando a sua humildade. Padre Everton levou os presentes a refletir sobre este gesto de Jesus, e em como podemos colaborar e fazer a diferença em nossa cidade.

Duas apresentações culturais ressaltando a importância e o valor da humanidade foram realizadas durante a noite em que o Poder Legislativo concede a maior honraria a uma personalidade, que é reconhecê-la como cidadã do município de Nova Andradina. Os atores Fábio Arruda, George Lalier, Talia Guarez e Juliana Zampieri, integrantes da Companhia de Teatro Corpo Cênico, apresentaram uma esquete com temática da valorização das pessoas. O cantor Gabriel Mingoti apresentou a canção Tocando em Frente, de Almir Sater.

Foram apresentados vídeos com depoimentos de amigos ou familiares sobre cada novo cidadão nova-andradinense, proporcionando momentos de grande emoção aos presentes. Em suas falas, os homenageados expressaram a alegria e a honra de serem reconhecidos como cidadãos nova-andradinenses, cidade que eles escolheram para construir as suas histórias e deixar os seus legados.

MG_7569.JPG

Homenageados – A juíza Jacqueline Machado, que desde 2005 reside e atua em Nova Andradina, atualmente na Vara da Infância, Juventude e Família, conseguiu implantar importantes projetos no município, como Padrinho, Adotar e em implantação o Dar à Luz. Ao receber a honraria do vereador Valter Yasunaka, citou Cora Coralina, o poema Saber Viver. “Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”, afirmou.

MG_7576.JPG

O segundo título foi entregue ao empresário Emerson Greco, pelo vereador Cido Pantanal. Emerson contou que sua história com Nova Andradina data de sua infância, quando veio juntamente com sua família para conhecer a cidade. Desde 1996, Emerson leva adiante o sonho de seu pai, Geraldo Greco (in memorian), que fundou a empresa Concórdia, hoje uma gigante do ramo da construção civil.

MG_7580.JPG

Antônio Carlos Lopes, empresário conhecido como Carlão da 4 Rodas, recebeu o título do vereador Robertinho Pereira. Chegou em Nova Andradina com sua família em 1963, e desde então, jamais deixou esta terra, que escolheu como sua cidade, onde formou sua família, mantém sua empresa do ramo de peças automotivas, e ainda contribui com a Comunidade Católica Betel, como ministro da eucaristia.

MG_7591.JPG

Doriceu Contro, cidadão homenageado através de projeto do vereador Marião da Saúde, tem a sua trajetória marcada pela filantropia, auxiliando os mais carentes. Empresário hoje aposentado, Doriceu continua realizando trabalho voluntário em prol do Hospital de Câncer de Barretos, e ainda contribui com famílias em situação de vulnerabilidade de Nova Andradina. “É uma honra para este vereador poder reconhecer este cidadão tão importante para a história da nossa cidade”, afirmou o propositor, vereador Marião da Saúde.

MG_7595.JPG

O treinador Ercílio Carreira Mendes recebeu o título do vereador Quemuel de Alencar, na ausência do presidente Newton Luiz de Oliveira. Amante do esporte, principalmente do futebol, Ercílio contribuiu e continua contribuindo com o esporte municipal, treinando crianças e jovens. Ercílio ainda sonha que Nova Andradina possa ter um time profissional, resgatando o que o município viveu em 92, a conquista do Campeonato Estadual.

MG_7602.JPGO último título da noite foi entregue ao ex-prefeito José Gilberto Garcia, proposição dos vereadores Valter Yasunaka e Vicente Lichoti. Gilberto Garcia, formado em Administração de Empresas, chegou em Nova Andradina no ano de 1986, trazendo muitos sonhos e expectativas na bagagem. Empresário da empresa Auto Car, Venerável Mestre da Loja Maçônica Obreiros Ocultos de 97 a 99, presidente da Acina em 99, secretário de finanças e gestão na Prefeitura de Nova Andradina durante oito anos, foi eleito prefeito municipal em 2008, e administrou a cidade de 2009 à 2012. Sua grande marca enquanto administrador do município foi a educação, onde deixou o seu legado, e é lembrado como um dos melhores gestores de Nova Andradina. “Hoje sou um homem realizado, pai, avô, marido, e continuo trabalhando buscando fazer a diferença e contribuir com nossa cidade”, concluiu.

Fonte / fotos: Bete Lopes / Assessoria

Fotos clique aqui: Título de Cidadão Nova-andradinense 2014