Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Agosto 2014 / Vereador Nenão solicita melhorias no transporte de pacientes que fazem hemodiálise

por Marcos Matos publicado 26/08/2014 14h51, última modificação 19/05/2015 20h07
Durante sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda (25), o presidente Newton Luiz de Oliveira (Nenão) apresentou uma indicação dirigida ao prefeito Roberto Hashioka e ao Secretário de Saúde, Silvio Senhorini, pela qual solicita melhorias no transporte dos pacientes que fazem hemodiálise, de Nova Andradina.

No texto do documento, o vereador salienta que os pacientes precisam fazer hemodiálise três vezes por semana e este tratamento é feito em Dourados.

“A reclamação é que o veículo não atende as necessidades dos cadeirantes e deficientes visuais. Além disso, o ar condicionado não funciona. Por outro lado, temos que pensar que a doença e o tratamento são estressantes, pois restringem os hábitos de vida, podem ocasionar cansaços e outras dificuldades físicas, distúrbios do sono, falta de apetite, além de prejudicar as ações cotidianas, por isso é necessário transportá-los com o mínimo de conforto”, reivindicou.

O documento foi discutido amplamente na sessão e aprovado por unanimidade do plenário demonstrando que a Câmara está atenta ao problema e sensível à causa. O vereador espera que seu pedido seja atendido, pois acredita que o tratamento é necessário e vital para a manutenção da vida dos renais crônicos.

Serviço

A hemodiálise é o nome que se dá ao procedimento executado diretamente no sangue do paciente, por meio de equipamento próprio, no qual o sangue passa por um filtro e retorna ao paciente com uma quantidade menor de impurezas.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria