Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Nenão e Roberto Pereira questionam autoridades sobre cratera na Avenida Moura Andrade

por Marcos Matos publicado 29/10/2015 20h56, última modificação 29/10/2015 20h56
As chuvas que caíram na madrugada deste domingo, dia 26, causaram danos ambientais e prejuízo para os moradores de vários bairros de Nova Andradina. Os vereadores do PMDB, Newton Luiz de Oliveira (Nenão) e Roberto Pereira percorreram as áreas mais atingidas para verificar a dimensão dos estragos e propor medidas que possam minimizar a situação de calamidade nestes locais.

Entre as ações propostas, os vereadores deverão entrar com requerimento na próxima sessão solicitando informações sobre a recuperação do prolongamento da Avenida Moura Andrade.

Conforme levantamentos dos edis, em fevereiro deste ano, uma cratera se formou em terreno que fica defronte a Concórdia Home Center e este trecho da rodovia, que liga a Nova Casa Verde, teve que ser interditado devido ao risco de desabamentos e acidentes. Na época, técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Municipais estiveram no local e advertiram sobre a gravidade do problema. Após alguns meses, foram realizadas obras de combate ao processo de erosão desta área e também de recuperação da pavimentação asfáltica.

No entanto, as chuvas voltaram a castigar esta área. Todos os serviços executados não foram suficientes para vencer a força das águas. O cenário que se vê é de destruição. A profundidade da abertura da cratera é de quase cinco metros. A enxurrada levou ainda muita terra até a rua Walter Hubacher, próximo ao Lar Sagrado Coração de Jesus. Moradores e proprietários de terrenos estudam entrar com ações judiciais contra o governo para reparar danos causados.

Segundo Nenão, a finalidade do requerimento é questionar a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, Agesul e Secretaria de Serviços Municipais sobre a responsabilidade das obras. “Recursos públicos foram empregados na recuperação desta via, porém, em menos de seis meses, tudo foi por água abaixo. Quando chove, a avenida vira um rio e a água vai direto para dentro deste enorme buraco, em direção a Cohab 3. Se as chuvas voltarem com força, tragédias podem acontecer. Por isso, temos que buscar soluções”, avalia.

Em outra frente, Robertinho Pereira afirma que vai solicitar ao setor responsável a limpeza da rua Walter Hubacher, a sinalização ostensiva de toda a área e uma reavaliação da erosão, com a proposição de medidas que possam dar uma resposta definitiva ao problema.

A próxima sessão ordinária acontece na segunda-feira, dia 9 de novembro, em virtude do feriado de finados.

Matéria de responsabilidade do gabinete do vereador Nenão
Glaucia Piovesan