Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Março de 2015 / Zé Bugre parabeniza iniciativa da deputada estadual Mara Caseiro

Zé Bugre parabeniza iniciativa da deputada estadual Mara Caseiro

por Marcos Matos publicado 26/03/2015 23h49, última modificação 19/05/2015 20h13
Por realizar uma audiência pública a favor da agricultura familiar e principalmente por tratar dos entraves do acesso ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) aos assentados, a deputada estadual Mara Caseiro foi homenageada nesta segunda-feira (23), na Câmara de Nova Andradina com Moção de Parabenização.

O autor da homenagem, vereador Zé Bugre (PMDB) reconheceu o trabalho e a importância do mesmo.  “Sabemos da importância desse trabalho, pois esse é o caminho para aprimorar e desenvolver a vida no campo, promovendo assim a integração e democratização entre os produtores do nosso Estado”, ressaltou.

No dia 18 de março de 2015, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Deputada realizou uma audiência pública, que discutiu questões relativas ao PRONAF, os principais entraves para o acesso ao crédito agrícola; os principais problemas detectados, como falta de infraestrutura nas pequenas propriedades, sobretudo nos assentamentos; as dificuldades de acesso ao crédito e à assistência técnica; titulação de terras, entre outras questões.

De acordo com a Parlamentar, uma das principais dificuldades dos pequenos produtores é a burocracia enfrentada para tirar a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), documento classificado por ela como a mola mestra para que os trabalhadores se fixem no campo.

Mara Elisa Navacchi Caseiro nasceu em 28 de setembro de 1964, na cidade de Umuarama (PR), filha dos agricultores José Navacchi e Carmem Rodrigues Navacchi. Em 1986, concluiu o curso de Odontologia na Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (UNOESTE) e, em 1987, ingressou no serviço público como cirurgiã-dentista da Prefeitura Municipal de Itaquiraí. No ano seguinte, foi trabalhar no município de Eldorado/MS e, em 1991, após ser aprovada em concurso público, foi nomeada chefe da equipe do Centro de Saúde de Eldorado.

Mara Caseiro ingressou na política em 1992, como candidata a vice-prefeita na cidade de Eldorado. Em 1996, foi eleita a Vereadora mais votada na história do município de Eldorado, e assumiu a presidência da Câmara Municipal.

Em 2000, Mara Caseiro foi eleita prefeita, sendo reeleita em 2004. Após dois mandatos, entregou a administração municipal com 92% de aprovação, ajudando a eleger outra mulher para a Prefeitura de Eldorado.

No ano de 2010, Mara foi eleita Deputada Estadual pelo PTdoB. Onde foi vice-líder do partido e 3ª vice-presidente da Casa de Leis. Em 2015 foi reeleita.

Para a deputada Mara Caseiro, é um erro tomar o lote de um trabalhador que está produzindo e zelando por sua propriedade, e que tem vocação para a agricultura. “Sabemos que há trabalhadores que estão irregulares, devido a uma série de fatores, mas estão trabalhando, produzindo, gerando emprego e renda, e merecem um olhar do governo, para que essas áreas sejam regularizadas”.

Fonte: Aline Leão / Assessoria