Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Março de 2015 / Vicente Lichoti quer seminário para esclarecer dúvidas sobre o programa Bolsa Família

por Marcos Matos publicado 13/03/2015 00h06, última modificação 19/05/2015 20h12
O vereador Vicente Lichoti (PT) requereu na sessão ordinária de segunda-feira (9), a realização de Seminário do Legislativo “Bolsa Família – 12 Anos: Conquistas, Desafios e Fiscalização”.

Vicente explica que o seminário servirá para elevar o entendimento sobre os ganhos sociais e econômicos, além de questionar os equívocos do programa.

“Almejamos também subsidiar os vereadores e a comunidade em geral de informações, sobretudo, intensificar a fiscalização parlamentar e controle social pela eficácia na gestão do mesmo no município de Nova Andradina”, explicou.

O programa - O programa Bolsa Família é tecnicamente chamado de Mecanismo Condicional de Transferência de Recursos. Consiste na ajuda financeira às famílias pobres (definidas como aquelas que possuem renda per capita de R$ 70,00 até R$ 140,00 por mês) e extremamente pobres (com renda per capita menor que R$ 70,00/mês). A contrapartida é que as famílias beneficiárias mantenham seus filhos e/ou dependentes com frequência na escola e vacinados.

O programa pretende reduzir a pobreza a curto e a longo prazo, através de transferências condicionadas de capital, o que, por sua vez, visa a quebrar o ciclo geracional da pobreza.

O Bolsa Família foi considerado um dos principais programas de combate à pobreza do mundo, sendo nomeado como "um esquema anti-pobreza originado na América Latina que está ganhando adeptos mundo afora", pela britânica The Economist. Ainda de acordo com a publicação, os governos de todo o mundo estão de olho no programa.

O jornal francês Le Monde reporta: "O programa Bolsa Família amplia, sobretudo, o acesso à educação, a qual representa a melhor arma, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, contra a pobreza".

Fonte: Aline Leão / Assessoria