Levando arte e cultura para todos os cantos da cidade, Projeto Gema é destaque na Câmara
Por iniciativa do vereador Ceará do PT, o Projeto Gema recebeu moção de parabenização pela realização do Conexão Urbana, evento que tem ganhado destaque em Nova Andradina por sua contribuição à difusão da cultura urbana.
Os certificados foram entregues às equipes de produção, composta pela coordenação geral, executiva e direção artística; coordenador pedagógico, direção de produção, coordenação administrativa e membros da coordenação de produção.
Falando em nome de todos os homenageados, Nayara Machado, coordenadora executiva do Projeto Gema, agradeceu todo o reconhecimento da Casa de Leis, que já concedeu 4 moções de parabenização, pela realização de projetos distintos e que impactam a sociedade.
“Isso mostra a diversidade que é o Projeto Gema, já que são diversos segmentos atuando neste coletivo de arte de Nova Andradina. Isso também não é diferente com o Conexão Urbana, projeto este da cultura de rua, que acontece frequentemente na Praça das Águas e em outras praças em todos os cantos da cidade”, comentou Nayara.
Em sua justificativa, o vereador conta que cinco edições do evento estão planejadas, das quais três já foram realizadas. Cada edição do projeto é única, com um nome específico e atividades diversificadas como rodas de rimas, skate, breaking, grafitagem, streetball e apresentações musicais, atraindo grande público e promovendo diversas expressões culturais.
“O Conexão Urbana busca criar uma rede de comunicação entre periferias, representando autenticamente suas culturas. A iniciativa promove a inclusão das pessoas à cultura urbana e ao hip-hop, além de fortalecer as praças e bairros periféricos locais ao levar eventos culturais a áreas com acesso limitado à cultura”, enfatiza Ceará.
Outra contribuição do movimento foi a integração da Feira Mulheres de Atitude, programa da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, presente em todas as edições do projeto, proporcionando uma oportunidade econômica significativa para as participantes.
Para o vereador, autor da propositura, “iniciativas como essa ajudam a desmitificar preconceitos, educar o público sobre a riqueza e diversidade cultural da periferia, e a proporcionar um espaço seguro e inclusivo para a expressão artística”, frisa Ceará do PT.
A próxima edição, "Margem", ocorrerá em 22 de junho e incluirá o Slam de Poesia, continuando a missão de transformar e integrar as comunidades locais.