Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Levando arte e cultura para todos os cantos da cidade, Projeto Gema é destaque na Câmara

por Cleverson Gouveia publicado 12/06/2024 13h00, última modificação 12/06/2024 13h00
Homenagem enfatiza a realização do Conexão Urbana, evento que promove a inclusão das pessoas à cultura urbana e ao hip-hop, além de fortalecer as praças e bairros periféricos locais.

Agência 7ª Arte

Por iniciativa do vereador Ceará do PT, o Projeto Gema recebeu moção de parabenização pela realização do Conexão Urbana, evento que tem ganhado destaque em Nova Andradina por sua contribuição à difusão da cultura urbana.

Os certificados foram entregues às equipes de produção, composta pela coordenação geral, executiva e direção artística; coordenador pedagógico, direção de produção, coordenação administrativa e membros da coordenação de produção.

Falando em nome de todos os homenageados, Nayara Machado, coordenadora executiva do Projeto Gema, agradeceu todo o reconhecimento da Casa de Leis, que já concedeu 4 moções de parabenização, pela realização de projetos distintos e que impactam a sociedade.

“Isso mostra a diversidade que é o Projeto Gema, já que são diversos segmentos atuando neste coletivo de arte de Nova Andradina. Isso também não é diferente com o Conexão Urbana, projeto este da cultura de rua, que acontece frequentemente na Praça das Águas e em outras praças em todos os cantos da cidade”, comentou Nayara.

Em sua justificativa, o vereador conta que cinco edições do evento estão planejadas, das quais três já foram realizadas. Cada edição do projeto é única, com um nome específico e atividades diversificadas como rodas de rimas, skate, breaking, grafitagem, streetball e apresentações musicais, atraindo grande público e promovendo diversas expressões culturais.

“O Conexão Urbana busca criar uma rede de comunicação entre periferias, representando autenticamente suas culturas. A iniciativa promove a inclusão das pessoas à cultura urbana e ao hip-hop, além de fortalecer as praças e bairros periféricos locais ao levar eventos culturais a áreas com acesso limitado à cultura”, enfatiza Ceará.

Outra contribuição do movimento foi a integração da Feira Mulheres de Atitude, programa da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, presente em todas as edições do projeto, proporcionando uma oportunidade econômica significativa para as participantes.

Para o vereador, autor da propositura, “iniciativas como essa ajudam a desmitificar preconceitos, educar o público sobre a riqueza e diversidade cultural da periferia, e a proporcionar um espaço seguro e inclusivo para a expressão artística”, frisa Ceará do PT.

A próxima edição, "Margem", ocorrerá em 22 de junho e incluirá o Slam de Poesia, continuando a missão de transformar e integrar as comunidades locais.