Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lei garante cota habitacional para mulher vítima de violência doméstica em Nova Andradina

Lei garante cota habitacional para mulher vítima de violência doméstica em Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 12/04/2021 10h30, última modificação 12/04/2021 10h30
Lei garante cota habitacional para mulher vítima de violência doméstica em Nova Andradina

Agência 7ª Arte

A Câmara de Nova Andradina aprovou a Lei nº 1.612, de 05 de março de 2021, projeto de autoria da vereadora Gabriela Delgado (PSB), que garante às mulheres vítimas de violência doméstica cota prioritária de 5% nos programas habitacionais desenvolvidos em Nova Andradina.

Sancionada pelo prefeito Gilberto Garcia e publicada no Diário Oficial do Município, a medida foi comemorada pela vereadora Gabriela Delgado, que ressalta que a garantia das cotas habitacionais é um primeiro passo para quem quer sair do ambiente violento e muitas vezes não têm para onde ir. “Nosso objetivo é garantir que essas vítimas tenham acesso à moradia. Além disso, é de conhecimento público que Mato Grosso do Sul é um dos Estados com maior número de mulheres vítimas de violência doméstica. Precisamos alcançar aquelas que estão em situação vulnerável, maltratadas pela pobreza econômica e pela violência”, destacou a parlamentar.

Gabriela argumentou que, com a medida, as mulheres terão alternativas para fugir de um ciclo de violência já que, “na maioria dos casos o local do crime é a casa onde a vítima mora com o agressor”. “Sem um lugar próprio onde possa morar, a mulher tende a permanecer no ciclo de violência doméstica, vulnerável a novas violações”, completou.

“Vale observar que as mulheres sofrem em silêncio por submissão ou dependência afetiva, mas muitas outras ficam economicamente dependentes do agressor. Dar a essas mulheres uma opção de moradia autônoma é libertá-las de seus agressores e das sevícias as quais estão sujeitas”, concluiu a vereadora.

     

Mídias Sociais