Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo questiona atraso na entrega de uniformes aos alunos da Rede Municipal de Ensino

por Cleverson Gouveia publicado 12/04/2023 10h27, última modificação 12/04/2023 10h27
Falta de profissionais para acompanhar os alunos com necessidades especiais nas escolas municipais também preocupa os vereadores de Nova Andradina

Arquivo/PMNA

As aulas na Rede Municipal de Ensino (REME) de Nova Andradina tiveram início há quase 60 dias, porém algumas demandas ainda não foram solucionadas pelo governo municipal como a entrega de uniformes e a contratação de profissionais para acompanhamento dos alunos com necessidades especiais que estão matriculados nas escolas e ceinfs (Centros de Educação Infantil) municipais.

Na 9ª sessão ordinária deliberativa de 2023, requerimento nº 41, de autoria do vereador Arion Aislan (PL), questionou a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e outras secretarias envolvidas na compra, planejamento e distribuição dos uniformes na REME.  “Por que ainda não foram entregues? Existe alguma previsão? Quantos alunos serão beneficiados? Qual o valor do investimento do município?

Em material de divulgação da Prefeitura, a entrega dos uniformes estava prevista para a semana pós-carnaval. Porém, até o momento ainda não foi realizada.

Já a situação dos alunos com necessidades especiais matriculados nas escolas municipais foi abordada pela vereadora Gabriela Delgado (PSB) e pelo vereador Josenildo Ceará (PT), por meio do requerimento 43/2023.

Os autores da propositura, aprovada por unanimidade, solicitaram informações sobre o número de estudantes da educação inclusiva que estão matriculados no ensino regular, em quais as escolas e quais os tipos de necessidade especial possuem; qual o critério utilizado pelo NUMESP, para que este estudante tenha acompanhamento por professor/a da educação especial ou estagiário?

Os vereadores também indagam a SEMEC com relação ao Programa de Estágio Não Obrigatório, pois esse trabalho de acompanhamento tem sido feito tanto por profissionais de educação como por estagiários, que este ano ainda não foram contratados pela administração. “Quais foram as providências tomadas para sanar esse déficit? Existe hoje alunos inclusivos aguardando acompanhamento de auxiliar na Rede Municipal de Ensino?”.

“Pais e mães dos alunos da educação inclusiva nos procuraram, preocupados com a situação. Este atendimento especializado complementar é fundamental para desenvolver o potencial das nossas crianças e oportunizar a elas um ensino de qualidade. Por isso, encaminhamos esse requerimento para dar uma resposta e garantir o direito de todos à educação”, declararam os vereadores.