Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo aplaude trabalho conjunto das forças militares que resultou na apreensão de 1 tonelada de drogas

por Cleverson Gouveia publicado 03/07/2024 12h15, última modificação 03/07/2024 12h15
Ação foi liderada pelo 8º Batalhão de Polícia Militar, através da Força Tática (FT), em parceria com o Departamento de Operações de Fronteira (DOF)

Agência 7ª Arte

O poder legislativo de Nova Andradina dedicou moção de parabenização ao 8º Batalhão de Polícia Militar, que em duas operações, realizadas na zona rural, logrou êxito, resultando na apreensão de quase 1 tonelada de drogas.

Na primeira abordagem, a equipe da Força Tática da Policia Militar apreendeu 501 kg de maconha. Já na operação em parceria com o DOF, mais 416,75 kg de maconha foram apreendidas. As ações converteram ainda na prisão em flagrante de 4 homens que auxiliam no transporte das cargas ilícitas e dois veículos, utilizados pelos criminosos.

“A operação conjunta entre o DOF e o 8º BPM evidencia o compromisso da Polícia Militar em combater o tráfico de drogas na região do Vale do Ivinhema. Desta forma, aproveitamos para agradecer aos militares que prestarem excelente serviço à sociedade, tirando de circulação quase uma tonelada de entorpecentes que significariam males sociais, maltratando famílias devido ao uso de drogas”, ressaltaram os vereadores.

Os certificados de parabenização foram entregues aos seguintes militares: 2º Tenente Eleomar Pereira de Sousa Filho, 2º Sargento Vagner Amorim Alves, Soldado Diego de Oliveira Cosim, Cabo Gabriel de Oliveira Bastos, Cabo Diego Vinicius da Silva Pereira, Cabo Edvaldo Bezerra Soares Junior.

Mais sobre a ação das forças militares

A operação ocorrida na área rural de Nova Andradina resultou na interceptação e apreensão de um caminhão que transportava a droga e a prisão em flagrante do motorista. Durante o policiamento ostensivo e preventivo, a equipe policial recebeu informações do DOF sobre um caminhão que estava se deslocando de Ponta Porã para o Estado de São Paulo, possivelmente carregando drogas entre uma carga lícita de grãos, e que passaria pelo município.

Com base nessa informação, a equipe de Força Tática iniciou as ações policiais e conseguiu localizar um veículo próximo a um frigorífico da cidade, que correspondia às características fornecidas pelo DOF. Após acompanhar o caminhão por alguns quilômetros, a equipe conseguiu abordar o veículo, e em seguida, a equipe do DOF chegou para prestar apoio.

Durante a abordagem, o condutor, um homem de 40 anos, apresentou nervosismo e contradições ao ser questionado sobre a carga. Uma inspeção mais detalhada do caminhão revelou desníveis no fundo da carroceria, sugerindo a existência de um compartimento oculto. O condutor acabou confessando que transportava drogas nesse compartimento e que receberia R$ 10.000,00 (dez mil reais) pelo frete. A equipe policial retirou a carga lícita do caminhão e acionou o Corpo de Bombeiros Militar para abrir o compartimento oculto.

No total, foram encontrados cerca de 416,75 kg de maconha. O motorista recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais. No que tange a segunda apreensão no sábado, dia 08 de junho, o 8º. Batalhão de Polícia Militar, através da equipe da Força Tática (FT), realizou a apreensão de 501 kg de maconha.

A operação, ocorrida na zona rural de Nova Andradina, resultou na interceptação e apreensão de um Fiat Palio que transportava a droga e de um Chevrolet Corsa vermelho que atuava como batedor. No total, três homens foram presos em flagrante. A equipe de Força Tática recebeu uma denúncia anônima sobre um Fiat Palio que estaria carregado na parte traseira com uma capa preta escondendo a carga e que apresentava odor típico de maconha. Diante das circunstâncias, a equipe policial iniciou as diligências e localizou o veículo Palio.

Durante a busca veicular, confirmou-se a veracidade da denúncia, sendo encontrados 501 kg de maconha. Ao questionar o condutor de 24 anos sobre a carga, ele alegou estar transportando a droga para pagar uma dívida e informou que um segundo veículo, um Chevrolet Corsa vermelho, estava ajudando-o. Os policiais militares iniciaram então as buscas pelo segundo veículo, localizando-o e prendendo os envolvidos, que admitiram atuar como batedores. Todos os autores receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com as drogas e veículos, para a Delegacia para as providências legais.