Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / IV Festival de Arte – Sociedade Alternativa é destaque na Câmara

IV Festival de Arte – Sociedade Alternativa é destaque na Câmara

por Sebastiao — publicado 09/12/2022 09h33, última modificação 09/12/2022 09h33

O IV Festival de Arte – Sociedade Alternativa, produzido pelo projeto audiovisual Gema entre os dias 10 e 12 de novembro, foi um dos destaques da 36ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa da Câmara de Vereadores de Nova Andradina.

Por meio da Moção de Parabenização n°. 057/2022, o vereador Josenildo Ceará (PT) ressaltou a iniciativa, que contou com a parceria do mandato do parlamentar, curso de História/UFMS, Associação Atlética Acadêmica de História/UFMS e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Fundação Nova-Andradinense de Cultura.

“Tantas parcerias nos possibilitaram mais recursos, e, consequentemente, pudemos realizar oficinas mais elaboradas, como a oficina da artesã Gesa Andrade: ‘Juntando os Pedaços’, a qual foi uma oficina prática e artesanal, com a confecção de vasos no estilo mosaico. Contamos também com a oficina de cordel, na qual a Mary Ferreira focou em utilizar a criatividade dos participantes para elaborar os próprios cordéis, resultando em artes autênticas e divertidas. Por sua vez, o professor doutor Fábio Sousa utilizou o seu conhecimento em imprensa e ministrou a Oficina de Fanzines, também com uma dinâmica muito prática que levou os participantes a fabricarem seus próprios fanzines através de colagens. O projeto também realizou a oficina de arteterapia com a professora Luciana Condognoto, a qual veio para demonstrar aquilo que já sabemos: a arte é terapêutica, além de ensinar como transformá-la em um processo terapêutico. Por fim, a nossa professora doutora Dulceli Estacheski realizou o seu minicurso de museologia, tão necessário para demonstrar a importância de recuperar e resguardar as memórias de um povo”, relatou Nayara Machado, diretora executiva do projeto.

O Festival também contou com um espetáculo de artes integradas, realizado na Praça das Luzes, intitulado “Gemada Cultural”, com apresentações de danças, poesias, músicas, performances circenses, exposições, pintura de tela em tempo real, artesanato, flash tattoo e diversas outras manifestações.

O encerramento do festival ocorreria no dia 13 de novembro, com o “Cinema A Céu Aberto”, e o show do artista Theagá. Porém, por conta das condições climáticas, teve que ser adiado e uma nova data será anunciada em breve.

Projeto Audiovisual Gema

O Projeto Audiovisual Gema é um coletivo de arte formado por artistas, produtoras e produtores da cidade de Nova Andradina, que tem como objetivo o fomento e a difusão da arte local. Fazem parte do projeto: Nanda Nóbrega, Diego Gomes, Nayara Machado, Bruno Seleguim, Felipe Barreto, Mary Ferreira, Matheus Souza, Biel Henrique, Crizis, Challa, Rodrigo Souza, Gabriel Izá, Vitória Oliveira e Ariane Gondim.