Iluminação pública: Márcia Lobo questiona destinação das lâmpadas descartadas pela Prefeitura
A preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade em fiscalizar as ações do poder executivo levaram a vereadora Marcia Lobo a encaminhar um requerimento a Prefeitura para solicitar informações sobre o descarte das lâmpadas provenientes da iluminação pública.
Por meio do documento 79/2023, a parlamentar justifica que o governo municipal anunciou a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de led, com o intuito de gerar economia e eficiência energética. Contudo, não se tem notícia sobre a destinação dessas lâmpadas descartadas.
“O maior perigo é quando são descartadas inadequadamente, no meio ambiente, pois as lâmpadas de vapor de sódio podem se quebrar e emitir vapores tóxicos. É por isso que estas lâmpadas devem receber um tratamento adequado pós-uso”, informa a vereadora.
Por conta disso, Márcia Lobo questiona as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (SEMDI) e de Serviços Públicos (Semusp), se houve um acompanhamento para a retirada e qual foi a destinação desses materiais inservíveis.