Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Grupo Onça Pintada realiza ação de prevenção de câncer de mama em Nova Andradina

por JoaoClaudio — publicado 06/06/2016 09h43, última modificação 06/06/2016 09h43
Pela terceira vez, vereador Marião da Saúde intermediou vinda da unidade móvel junto ao deputado Paulo Corrêa

João Cláudio/CMNA

Na última sexta-feira (3) mulheres de Nova Andradina tiveram a oportunidade de realizar exames importantes para a prevenção e detecção do câncer de mama. Isso porque o Grupo Onça Pintada esteve no município a pedido do vereador Marião da Saúde.

Essa foi a terceira vez que a ONG, criada pelo deputado Estadual Paulo Corrêa, visitou a cidade a convite do Parlamentar nova-andradinense.

“Sempre trabalhei auxiliando as pessoas que necessitam de atendimento médico e para mim é um orgulho imenso, não só como parlamentar, mas como ser humano, poder contribuir um pouco com a saúde e bem estar das pessoas, trazendo esse projeto que oferece atendimento e exames voltados para a prevenção do câncer de mama”, assinalou Marião da Saúde.

O Vereador ressaltou ainda que embora o município venha se transformando num polo de referência em oncologia, devido a implantação do Centro de Diagnósticos e Prevenção de Câncer, a ação realizada pelo Grupo Onça Pintada contribui com a prevenção e desafoga o sistema de saúde pública. “Sabemos que com esse trabalho preventivo podemos evitar todo o sofrimento causado pelo câncer e, ainda vem melhorar os serviços de saúde pública”, ressaltou.

Os atendimentos foram realizados dentro da unidade móvel do Grupo Onça Pintada, um ônibus equipado com aparelho de ultrassom e macas. A ação foi realizada no Núcleo Regional de Saúde.

Segundo a médica ginecologista e ultrassonografista, Vanessa Malves, que acompanha a equipe da ONG, cada mulher é atendida individualmente, passando pelo autoexame da mama e diagnóstico precoce. “Caso identificamos alguma lesão ou nódulos imediatamente realizamos o exame de ultrassom no ônibus, ou dependendo do caso encaminhamos a paciente para efetuar a mamografia”, explicou.

Marião da Saúde completou que a paciente que for detectada com alguma anormalidade, será acompanhada pela equipe do Centro de Diagnósticos de Prevenção de Câncer de Nova Andradina. “A novidade deste ano é a parceria que firmamos com a equipe do Centro de Diagnósticos para dar agilidade ao processo”, afirmou.

O Parlamentar, que acompanhou a ação do início ao fim, afirmou que das 90 mulheres atendidas, 13 foram encaminhadas para realizar mamografias e 21 para exame de ultrassom.

Aline Leão
Assessoria de Comunicação CMNA