Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Estruturação de sala de repouso para profissionais de enfermagem do HR é proposta na Câmara

por Cleverson Gouveia publicado 07/08/2023 11h57, última modificação 07/08/2023 11h57

Arquivo/PMNA

A implantação e estruturação de salas de repouso para os profissionais de enfermagem do Hospital Regional de Nova Andradina foi proposta na Indicação 307/2023, de autoria do vereador Ceará do PT, durante a 23ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa.

A propositura encaminhada à direção do hospital e à Prefeitura de Nova Andradina também propõe a criação de instalações sanitárias e mobiliário adequado, como camas, beliches, sanitários e demais comodidades para os plantões na unidade de saúde.

No documento, o parlamentar também requereu a aquisição de quantidade maior de bancos no refeitório, no intuito de haver a alimentação dos servidores do Hospital Regional de forma adequada.

Para viabilizar o pedido, o parlamentar citou a Lei 14.602/2023, que dispõe sobre as condições de repouso dos profissionais de enfermagem durante o horário de trabalho, por iniciativa dos Conselhos de Enfermagem e publicada no dia 21 de junho de 2023 no Diário Oficial da União.

“Essa medida torna obrigatório que todas as instituições de saúde, sejam públicas ou privadas, ofereçam espaços adequados de descanso exclusivos para o profissional da categoria. Nesse sentido, é sabível que o Hospital Regional possui um espaço para repouso, contudo, é imprescindível salientar a necessidade que possa haver melhor habilitação do local no intuito de considerar melhores estadias durante o horário de repouso”, citou o vereador.

Ceará do PT também citou relatos de profissionais que reivindicaram a criação de espaço por setor, “o que factualmente proporcionará melhores condições para descanso”. “Como foi nos colocado, o espaço é pequeno e não suporta os servidores no mesmo horário. Não obstante, salientamos que os profissionais trabalham cerca de 12 horas diárias, sem que haja espaço suficiente para o descanso”, enfatizou.

“Outro ponto é a falta de bancos no refeitório, que por vezes causa dificuldades no horário da alimentação, em tempo bastante rápido. A fila para retirada alimentar é grande e o espaço para sentar é pequeno, portanto, nossa reivindicação busca valorizar a dignidade dos trabalhadores do nosso importantíssimo Hospital Regional”, emendou Ceará do PT.