Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em sessão ordinária, Câmara homenageia Dia do Fonoaudiólogo

Em sessão ordinária, Câmara homenageia Dia do Fonoaudiólogo

por Cleverson Gouveia publicado 11/12/2019 13h15, última modificação 11/12/2019 13h15
A Câmara de Nova Andradina homenageou nesta terça-feira (10), durante sessão ordinária deliberativa, o Dia do Fonoaudiólogo, comemorado em 9 de dezembro. A iniciativa foi de autoria do vereador Wilson Almeida, do PT.
Em sessão ordinária, Câmara homenageia Dia do Fonoaudiólogo

Agência 7ª Arte

A moção foi recebida pela fonoaudióloga Dra. Adriana Maria Rosa de Souza, juntamente com outras profissionais que prestigiaram a homenagem.

Para o autor da moção, Wilson Almeida, a homenagem foi mais do que merecida. "São profissionais que fazem muita diferença na sociedade. Pessoas que se preocupam com o bem-estar e a saúde, garantindo melhor qualidade de vida a quem necessita dos cuidados da área. Além disso, sou grato a Dra Adriana que no passado quando trabalhei na área frigorifica, fui consultado por ela, tendo o privilégio de ter recebido suas orientações, através de alguém que realmente se dedica ao conhecimento e ao reconhecimento da profissão", ressaltou.

Durante a sessão, todos os vereadores, que também subscreveram a moção de parabenização, fizeram questão de homenagear as fonoaudiólogas e reconhecer o importante papel de cada um dos profissionais que atuam em nosso município.

Prestigiaram a sessão as fonoaudiólogas; Barbara Maria Mingotti de Almeida, Carla Fernanda Sampaio, Cinthia de Melo Sant’Anna Rosa, Cristiane Pereira da Silva, Lays dos Santos Tortola, Marilia Lunardelli Benatti, Noêmia Amaral Trachta da Silva, Thais Lobo Grigolo, Valeria Hidemi Hiroki de Albuquerque e Vanessa Kelem de Souza Sabino.

Sobre o Fonoaudiólogo

Fonoaudiólogo é o profissional responsável pelos cuidados da audição, da linguagem oral, da articulação da fala, da voz, da fluência, da leitura e escrita e dos sistemas: orofacial e de deglutição, da sucção do leite materno à deglutição na melhor idade, tanto em termos de promoção e prevenção da saúde, quanto com ações de avaliação, terapia, diagnóstico e tratamento de aspectos fonoaudiológicos e alterações que interfiram na comunicação, como surdez, problemas de dicção, gagueira, entre outros.

O Fonoaudiólogo pode atuar em 12 áreas: Audição, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Linguagem, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva, Voz, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho, Gerontologia, Neuropsicologia e Fluência.

Em Nova Andradina a primeira fonoaudióloga a atuar foi a Dra. Maria Cecilia Sales, que atualmente reside na cidade de Dourados. Em seguida retornou à cidade de origem, a Dra. Adriana Maria Rosa de Souza que iniciou seus atendimentos em 1995. Atualmente a Dra Adriana trabalha no CRR (Centro Regional de Reabilitação), e em sua empresa a Consult – Assessoria em Saúde e Segurança do Trabalho.