Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dr. Sandro preocupa-se com disseminação do vírus Zica e pede providências

Dr. Sandro preocupa-se com disseminação do vírus Zica e pede providências

por JoaoClaudio — publicado 25/11/2015 13h31, última modificação 25/11/2015 13h31
Doença causada pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor da febre chikungunya e do vírus Zika.
Dr. Sandro preocupa-se com disseminação do vírus Zica e pede providências

João Cláudio/CMNA

Segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue registrados no país este ano, até a metade de novembro, ultrapassaram 1,5 milhão com um aumento de 176% em relação ao mesmo período do ano passado. Doença causada pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor da febre chikungunya e do vírus Zika.

No Brasil também há vários casos confirmados e muitos suspeitos do Zica Vírus, doença que na fase aguda é semelhante a dengue. Estudos epidemiológicos apontam o aumento na incidência de doenças neurológicas acometidas por esse vírus, principalmente em recém nascidos.

Diante da situação, o vereador democrata Sandro Hoici está pedindo providências do Executivo Municipal com relação a divulgação do protocolo de diagnóstico e atendimento do vírus Zika a todos os médicos do município, em especial aos que atendem na rede pública, e também no Hospital Regional “Francisco Dantas Maniçoba”.

“Nossa preocupação é o aumento na incidência de doenças neurológicas acometidas por este vírus, principalmente em recém nascidos, exemplo disso a grande incidência de microcefalia em recém-nascidos no Nordeste”, ressaltou Dr. Sandro.

O Parlamentar observa que o baixo índice de apresentação dos sintomas da doença também preocupa, já que corresponde a apenas 20% contra 80% dos casos de pacientes que não sabem que possuem a doença. “Um problema de saúde pública que podemos evitar com prevenção”, ratificou Dr. Sandro.

Aline Leão
Assessoria de Comunicação CMNA

Mídias Sociais