Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Curso de engenharia civil no Campus da UEMS Nova Andradina se torna realidade

Curso de engenharia civil no Campus da UEMS Nova Andradina se torna realidade

por Cleverson Gouveia publicado 16/05/2024 12h57, última modificação 16/05/2024 12h57
Curso de engenharia civil no Campus da UEMS Nova Andradina se torna realidade

CMNA

Na manhã desta quinta-feira (16/05), uma notícia esperada há tempos foi finalmente confirmada: o curso de Engenharia Civil é realidade no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Nova Andradina. A abertura das inscrições para o vestibular deste novo curso superior está prevista ainda para este ano, com as aulas inaugurais programadas para o ano de 2025.

A conquista foi celebrada em uma reunião no gabinete do presidente da Câmara Municipal, Dr. Leandro Fedossi onde o diretor da unidade, Sonner Arfux Figueiredo, expressou sua gratidão pela articulação de agentes políticos tanto no âmbito municipal quanto estadual. Também estavam presentes na reunião, o vereador Arion Aislan, e às vereadoras Gabriela Delgado e Márcia Lobo.

Esses parlamentares tiveram envolvimento direto nas tratativas com a UEMS, juntamente com representantes do poder executivo, como o deputado Pedro Caravina e o governador Eduardo Riedel, que culminaram nesta conquista.

Sonner Arfux Figueiredo enfatizou que os estudos de viabilidade e o projeto pedagógico já foram concluídos, cumprindo as etapas internas do trâmite da universidade. Ele explicou ainda que esta semana as comissões internas receberam o estudo e o encaminharam para análise dos conselhos, que têm prazo até agosto para oficializar o curso de Engenharia. "Aguardamos a conclusão dos trâmites burocráticos para o vestibular", assegurou o diretor.

Além disso, Sonner destacou a importância da articulação política para tornar viável este curso, que expandirá as oportunidades de formação profissional e ampliará as chances no mercado de trabalho.

Ele ressaltou o apoio desde o prefeito até o presidente da Câmara, incluindo todos os vereadores, deputados e o governador, em um trabalho coletivo que culminou nesta conquista. "É um trabalho coletivo, com vários segmentos envolvidos, que culminaram nesta conquista. Por isso, fiz questão de contar essa novidade aos vereadores e demonstrar gratidão", afirmou Sonner.

Para o presidente do legislativo, a implantação do curso de Engenharia Civil na UEMS em Nova Andradina representa não apenas a ampliação das ofertas de educação superior, mas também uma oportunidade para o desenvolvimento da região, atraindo estudantes e fortalecendo a economia local. “A expectativa é que esta iniciativa gere impactos positivos a longo prazo, tanto no campo educacional quanto no setor profissional e econômico da comunidade”, frisou Dr. Leandro.