Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Criada pela Câmara, Semana de Conscientização sobre o Autismo é aberta em Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 03/04/2023 12h05, última modificação 04/04/2023 09h12
Legislativo aproveitou ocasião para lembrar requerimentos e indicações já protocoladas com o intuito de fortalecer políticas públicas

CMNA/Divulgação

Criada pela Câmara de Vereadores, por meio do Projeto de Lei Ordinária nº. 008/2022, a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo foi aberta em Nova Andradina no sábado (1), em caminhada que reuniu representantes do poder público, sociedade civil e militares.

A programação foi organizada por meio de parceria entre Prefeitura, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Secretaria de Saúde, Fundação Nova-Andradinense de Cultura, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Nova Andradina e Câmara Municipal.

Presente no evento, a vereadora Gabriela Delgado (PSB) aproveitou a ocasião para elencar requerimentos e indicações já apresentadas em plenário e protocoladas pelo Legislativo nova-andradinense com o intuito de fortalecer políticas públicas para o setor.

As iniciativas - propostas por diferentes vereadores ao longo desse mandato - incluem desde levantamento sobre a população autista em Nova Andradina, direito à meia entrada em eventos (à pessoa com TEA e acompanhante), programa de capacitação de cuidadores até a construção de centro de apoio especializado.

As proposituras foram reforçadas pela vereadora Marcia Lobo (MDB), durante o Piquenique Comunitário TEAcolhe, promovido logo após a caminhada. Na ocasião, a parlamentar ressaltou a viabilização de recursos federais para a criação de espaço multidisciplinar voltado a crianças e adolescentes com autismo.

A estrutura prevista para o Centro de Reabilitação de Nova Andradina é uma soma de esforços da bancada feminina na Câmara de Vereadores que conquistou, junto ao deputado federal Beto Pereira (PSDB), a destinação de R$ 200 mil, visando o acompanhamento terapêutico de autistas.

Programação
A programação segue com o II Espaço Sensorial para Autistas, no Centro de Convenções, onde também haverá sessões de cinema. A abertura contou com a presença do presidente da Câmara, Dr. Leandro Fedossi (PSDB), vereador Arion Aislan (PL) e vereador Deildo Piscineiro (PSDB), além das vereadoras Cida do Zé Bugre (PL), Márcia e Gabriela.

Na quarta-feira (5), a partir das 19h, no Centro de Convenções, o curso de História da UFMS realizará a mesa redonda “TEAmo, Família!” e, na quinta-feira (6), roda de conversa com escolas. As atividades seguem no sábado (8), no comércio, e, na segunda-feira (10), com novas rodas de conversa. A programação será encerrada na terça-feira (11) na Câmara Municipal.