Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Criação de corredor faunístico pode reduzir acidentes na rodovia MS-134

Criação de corredor faunístico pode reduzir acidentes na rodovia MS-134

por Cleverson Gouveia publicado 19/04/2023 10h43, última modificação 19/04/2023 10h43
Índices elevados de acidentes envolvendo animais às margens da rodovia motivaram as vereadoras Márcia Lobo e Gabriela Delgado a reiterarem a indicação
Criação de corredor faunístico pode reduzir acidentes na rodovia MS-134

Agência 7ª Arte

Para os animais silvestres, atravessar uma rodovia muitas vezes é questão de sobrevivência. Com o objetivo de preservar a fauna e a vida dos condutores e passageiros que utilizam a MS-134, as vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB) reiteraram o pedido por meio da indicação 134/2023 para a realização de estudos com vistas à criação de vários corredores faunísticos e recuo das matas às margens da rodovia.

A medida já havia sido oficializada na indicação 17/2022. Depois de ser lida em plenário e aprovada, a solicitação foi encaminhada ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ao Superintendente Regional do DNIT no Estado de Mato Grosso do Sul, Euro Nunes Varanis Junior, e ao Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica e Deputado Licenciado, Pedro Arlei Caravina, ao Prefeito Municipal, José Gilberto Garcia, e a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Juliana Lopes.

Os elevados índices de acidentes envolvendo animais às margens das rodovias justificaram o pedido das vereadoras. “As medidas deixam a faixa de domínio - constituída pelas pistas de rolamento, canteiros, acostamentos, sinalização e faixa lateral de segurança - com limites definidos, evitando a travessia de animais”, detalham as parlamentares na indicação.

E complementam: “O estudo leva em consideração a vida dos animais e usuários da via. Dos animais, que saem do seu habitat natural por necessidade e acabam sendo vítimas de atropelamentos. Motoristas e passageiros dos veículos, que ao se envolverem nesses acidentes podem sofrer ferimentos e até perderem a vida”.