Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Com foco no meio ambiente, vereadora indica campanha de coleta de óleo de cozinha usado

por Cleverson Gouveia publicado 15/06/2023 11h01, última modificação 15/06/2023 11h01
Márcia Lobo (MDB) afirma que materiais coletados podem ser reutilizados na fabricação de produtos como sabão ou voltar a ser combustível

Divulgação

A realização de campanha de coleta de óleo vegetal de cozinha usado é o que está sugerindo a vereadora Marcia Lobo (MDB) ao governo de Nova Andradina, para evitar que o produto seja descartado de forma inadequada, causando danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça (13), a vereadora apresentou a indicação 242/2023, em que sugere esta ação educativa à secretária Juliana Lopes, responsável pela pasta de meio ambiente, e ao prefeito Gilberto Garcia.

Para a vereadora Márcia, descartar corretamente ou promover a reciclagem de óleo de cozinha evita a contaminação de milhares de litros de água. Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que estabelece limites para lançamento de óleos vegetais e gorduras animais em corpos hídricos, o lançamento de quantidades acima de 50 miligramas por litro de óleo de cozinha polui mais de 25 mil litros de água.

A  vereadora considera que as parcerias, tanto com empresas que fazem a coleta de materiais reciclados quanto com a cooperativa de recicláveis existente no município, podem elevar o projeto a outro nível. A ideia é contribuir com a utilização mais racional dos recursos naturais, minimizando os impactos ambientais e trazendo mais qualidade de vida para a comunidade, com o reaproveitamento da matéria-prima.

“Os materiais coletados podem ser reutilizados na fabricação de produtos como sabão ou voltar a ser combustível, o que pode gerar emprego e renda”, conclui Márcia, lembrando que junho é o mês do meio ambiente.